sexta-feira, 29/03/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAGoverno inaugura primeira Central de Intérpretes de Libras

Governo inaugura primeira Central de Intérpretes de Libras

Banner animado

Pedro Taques ressalta compromisso de não deixar nenhum mato-grossense pra trás

THIAGO ANDRADE
Redação/Gcom-MT

 

Jos̩ Medeiros РGcom/MT

                                 Com o compromisso de não deixar nenhum mato-grossense para trás, o governador Pedro Taques participou nesta segunda-feira (28.09) da inauguração da primeira Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libra) de Mato Grosso “Everaldo Aparecido Oliveira”. Integrante do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), a central dará suporte para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva. 

A ação faz parte de trabalho conjunto entre as secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Educação (Seduc), Assistência Social (Setas) e da Superintendência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Casa Civil. 

Para Taques esse é mais um passo que o governo dá no sentido de proporcionar mais acessibilidade. “Precisamos acabar com essas diferenças entre as regiões, entre municípios e entre as pessoas. Essa Central de Libras é uma ação pequena, mas que faz a diferença para quem precisa. Essas pessoas não se comunicam como nós conhecemos, mas aqui daremos atenção a todos”, disse. 

Segundo o governador a meta do Estado é diminuir a distância entre as pessoas. “A ideia é de que possamos trazê-los para perto, olhar de forma mais humana. Parabéns aos secretários envolvidos neste brilhante trabalho”, ressaltou. 

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, destacou que a importância do Centro de Referência para atendimento da minoria. “Aqui nós temos a possibilidade de irradiar ações em defesa dos direitos humanos do público vulnerável, mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência, moradores de rua, pessoas que se encontram de alguma forma a necessitar do acolhimento do Estado”, ressaltou. 

Dorilêo afirma que o centro tem a capacidade de fazer os atendimentos de 10 a 20 pessoas por dia. Destaca ainda que o Estado quer ampliar isso em breve, assim como, também interiorizar essas ações para que todo estado de Mato Grosso possa experimentar a sensação da inclusão. 

Para o secretário de Educação, Permínio Pinto, o governo do Estado entrega para a população um espaço de inclusão, por meio da política de Libras e Sinais. “Essa é mais uma ação conjunta entre as secretarias, seguindo uma determinação do governador Pedro Taques para um trabalho em parceria entre as diferentes secretarias”, destacou. 

O superintendente de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Marcione Mendes de Brito, ressaltou que a inauguração do centro mostra o avanço do governo no sentido de dar acessibilidade às pessoas com deficiência. “Essa é uma missão desafiadora e exige de nós constante empenho”, afirmou. 

O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) iniciou os trabalhos em 2014, mas tinha como foco o público LGBT, e neste ano, o centro ganhou reforço para atuar em trabalhos em prol das minorias, como as pessoas com deficiência e mulheres que passam por problemas de violência doméstica. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes