quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaCientistas podem ter criado um sistema que advinha pensamentos

Cientistas podem ter criado um sistema que advinha pensamentos

Banner animado
Olhardigitl

  Cientistas podem ter criado um sistema de inteligência artificial capaz de ler a sua mente. O projeto, desenvolvido na Universidade Carnegie Mellon, usa sinais de engenharia reversa enviados ao cérebro para interpretar pensamentos complexos ao olhar imagens exibidas em exames de ressonância magnética funcional.

Para treinar o sistema, os pesquisadores utilizaram uma série de imagens que retratam blocos do cérebro em diferentes pensamentos complexos, mostrando à rede neural como e onde o cérebro estrava processando as informações.

Ao entender como funcionam os chamados “gatilhos” que levam aos pensamentos, o algoritmo conseguiu prever o que a pessoa poderia estar pensando no momento, conectando os pensamentos a uma frase que fizesse sentido.

Como relata o Engadget, o sistema conseguiu prever os pensamentos com precisão de 87%. O trabalho contário, de receber uma frase e, depois, exibir uma imagem de como o pensamento seria mapeado no cérebro, também foi bem sucedido.

Preocupações

Apesar do sucesso, a experiência mostra o potencial das máquinas de aprendizado profundo e suas capacidades. Por enquanto, o projeto está em fase inicial. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes