sábado, 20/04/2024
Banner animado
InícioGeralMUNDO855 mortes em casas de repouso de idosos em Madri desde o...

855 mortes em casas de repouso de idosos em Madri desde o início da crise do coronavírus

Banner animado
Porta de entrada para a Residencia Santísima Virgen e San Celedonio, em Madri, onde 23 pessoas morreram com o Covid-19.Porta de entrada para a Residencia Santísima Virgen e San Celedonio, em Madri, onde 23 pessoas morreram com o Covid-19. JOAQUIN CORCHERO / EUROPA PRESS

      A Comunidade de Madri fornece pela primeira vez um saldo de mortes em casas de repouso. Os dados se referem a mortes por qualquer causa

            Pelo menos 855 idosos morreram por qualquer causa até esta quarta-feira em residências em Madri desde o início da crise do coronavírus, como o EL PAÍS confirmou. Dados avançados esta tarde pela Cadena SER, foram notificados ontem em uma conferência de vídeo pelo Ministério da Política Social da Comunidade dos grupos Madrid da Assembleia.

             É o primeiro balanço de mortes em casas de repouso fornecido pela Comunidade de Madri desde o início da epidemia, mas são dados muito imprecisos, segundo duas fontes que participaram da chamada. Antes de tudo, não está claro a que data eles se referem. Um alto funcionário do Conselho de Política Social disse na reunião que o número data do “início da crise”, mas não especificou a que data estava se referindo.Os primeiros diagnósticos do Covid-19 em Madri ocorreram em 27 de fevereiro. A primeira morte conhecida por coronavírus em um lar de idosos em Madri ocorreu em 6 de março, na residência de La Paz, na capital.

          Por outro lado, o número inclui todos os tipos de mortes em estabelecimentos onde a mortalidade geralmente é alta. Não é possível saber quantas mortes são devidas ao Covid-19 porque muitos idosos morreram sem diagnóstico.

         Uma porta-voz do Ministério da Política Social disse a este jornal que nesta quinta-feira à tarde eles farão um relatório mais completo. Seus dados são baseados na investigação de que os inspetores da Comunidade iniciaram uma investigação na última quinta-feira, solicitando dados de mortalidade das 475 residências de Madri.

       O vírus entrou em dezenas de residências na Comunidade, causando grandes danos. A taxa de mortalidade em pessoas com mais de 80 anos é de 14,9%, segundo dados oficiais com a análise de 20.648 casos.

Na ausência de dados oficiais, há dias são conhecidas notícias sobre a devastação que o vírus está causando nesses centros. Em vários centros de Madri, mais de 20 moradores morreram, como é o caso de Monte Hermoso, ou San Celedonio.

      Até esta quinta-feira, 17.166 casos confirmados foram registrados na Comunidade de Madri e 1.221 pacientes em unidades críticas. Mais de 2.000 pessoas na região morreram com o novo coronavírus.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes