terça-feira, 19/03/2024
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Acic: palestras de Alexandre Guerra e Cláudio Diogo atraem grande público e motivam empresários de Colíder

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Mais de quatrocentas pessoas lotaram as dependências do CTG Porteira Aberta na noite desta sexta-feira (22.11) para assistir às palestras do seminário “Desafios do Crescimento para Pequenas Empresas”, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Colíder (Acic) e apoio do Sicredi.

“Foi, de verdade, um grande momento para todos nós, empresários de Colíder”, afirma Leandro Kessler, presidente da Acic. “As informações serão importantes para que os lojistas e prestadores de serviços de Colíder alcancem melhores resultados nas vendas, fortalecendo as relações de trabalho e promovendo um ambiente mais saudável e lucrativo”.

Os palestrantes Alexandre Guerra e Cláudio Diogo contaram suas experiências pessoais nos negócios, falaram de motivação, engajamento, inovação e criatividade. Para eles, são algumas das habilidades que um empresário precisa exercer se quiser se tornar um empresário de sucesso e líder nos negócios.

INOVAÇÃO E MARKETING

Alexandre Guerra, que é membro do conselho de administração do Grupo Giraffas, fez um resumo da sua trajetória na empresa da família. Intercalou a sua história empreendedora com experiências que deram certo ou errado na empresa. Destaca a importância na inovação.

“No Giraffas, a gente teve muita história de fracassos, mas que foram superadas com criatividade e marketing. Hoje, nós investimentos cerca de R$ 20 milhões em publicidade por ano, boa parte nas mídias sociais”, comenta.

Guerra enfatiza que, atualmente, após mais de 17 anos na gestão de redes e no relacionamento com franqueados, o grupo Giraffas fatura cerca de R$ 800 milhões por ano. Ele destacou algumas ações referentes à logística da operação, o relacionamento com os franqueados da marca, fundada em 1981.

“Operamos com estratégias planejadas. Estamos em diversas regiões. Cada uma com suas particularidades. Todas as decisões são tomadas com muito cuidado para não cometermos os mesmos erros do passado”, disse Alexandre Guerra.

VENDER NOVAS EXPERIÊNCIAS

Cláudio Diogo, especialista em consumo, marketing e gestão de lideranças de vendas, ministrou uma palestra muito bem-humorada e orientativa. Ele afirma que vender é muito mais do que atender. “Vender é um relacionamento. É inteligência relacional. Atender bem é óbvio. Você deve investir em experiências novas para o consumidor”, aconselha.

Segundo o consultor, todo serviço conhecido tem preço conhecido. “E a equação resultante desse processo é muito simples. Se você trabalha com serviço conhecido, você trabalha om alta concorrência. E se você trabalha com preço conhecido, você tem que trabalhar com baixa margem de lucro. Meus amigos, vocês devem investir em experiências novas para o consumidor”.

“Você deve oferecer ao consumidor o que ele não conhece”, afirma Cláudio Diogo. “Tudo o que é desconhecido não tem preço, porque as pessoas não conseguem precificar. O cliente só tem razão quando ele tem. Você tem que oferecer uma nova experiência. Tudo que é desconhecido tem baixa concorrência e preço desconhecido. E quando você trabalha com preço desconhecido você trabalha com alta margem de lucro”, pontua.

Redação e fotos: Sérgio Ober

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