quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeAMM cobra veto à lei que cortou repasses para a Saúde nos...

AMM cobra veto à lei que cortou repasses para a Saúde nos municípios em 50%

Banner animado

A Assossiação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) se manifestou nesta quinta-feira (2) a favor da revogação da Lei 9.870, sancionada em 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre o repasse de recursos aos Fundos Municipais de Saúde.

Marcos Lopes/HiperNotícias

AMM/coletiva/Fethab/Neurilan

Segundo o presidente da Associação, Neurilan Fraga (PSD), na prática, a lei reduziu em 50% a transferência de recursos para os municípios investirem na Saúde. Em sua opinião, a gestão comandada por Silval Barbosa (PMDB) tratava o assunto com descaso e o que o estado repassava para os municípios sempre foi insuficiente para atender às demandas da população.

 “Enaltecemos a iniciativa do deputado Guilherme Maluf em corrigir essa distorção e socorrer os municípios que estão falidos pela falta de recursos financeiros”, disse Neurilan, que é prefeito de Nortelândia.

 A proposta de revogação foi apresentada na sessão noturna de terça-feira, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB), presidente da Casa.

 “O corte limitou os repasses, causando enormes prejuízos aos fundos municipais de Saúde, inviabilizando e engessando a gestão”, disse o deputado na oportunidade.

 Na época em que a lei foi aprovada pela Assembleia, a AMM convocou uma reunião dos prefeitos para debater o assunto com a presença do ex-secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima. Os gestores foram unânimes em afirmar que a redução de 50% na transferência de recursos para a Saúde poderia inviabilizar o atendimento nos municípios.

 Dos R$ 155 milhões destinados à Saúde em 2012, as prefeituras passaram a receber apenas R$ 77 milhões em 2013. O corte no repasse provocou um desajuste no atendimento à população de muitos municípios.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes