sábado, 20/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioATENÇÃO AO AGRONEGÓCIO: Secretaria de Desenvolvimento e Sebrae apoiam formalização do negócio...

ATENÇÃO AO AGRONEGÓCIO: Secretaria de Desenvolvimento e Sebrae apoiam formalização do negócio rural na Fazenda Sapucaia

Banner animado
Assessoria/Lazaro Nunes
    Da Assessoria
                        Acompanhado pelos vereadores Doris Sguizardi e Ruam Batista e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha visitou nesta terça-feira (7/12) a Fazenda Sapucaia, a 18 quilômetros da cidade de Colíder, no sentido à BR-163. A propriedade investe na diversificação de culturas e na industrialização da produção agrícola.

                   O proprietário da área de 50 alqueires, cortada pela MT-320, é Ezequiel Loretti da Silva, natural do Paraná e que seu mudou para Colíder em 1993. Ele toca a propriedade em parceria com a esposa Alessandra. O casal conta com a ajuda dos filhos Diego (20) e Thais (23) e do genro Fernando Bastos. Nos três alqueires – cerca de sete hectares – localizados à margem direita da rodovia, a família produz cerca de sete mil pés de açaí e perto de dois mil de cupuaçu. Também são cultivados 100 mil pés de abacaxi. Parte da fazenda foi arrendada a um vizinho para o plantio de arroz.

              Os Loretti da Silva também plantaram 100 mudas de maracujá, uma experiência para verificar como a cultura se adapta ao solo da região. “Há uma procura grande pela fruta. Mas ainda é cedo para saber ser as plantas vão vingar”, explica Diego. Toda a produção de açaí, cupuaçu e abacaxi vira polpa, que é comercializada em Colíder e municípios da região. Mas a maior parte é comprada por uma indústria de sucos de Sinop.

         O açaí é o foco principal. A planta se adaptou muito bem ao solo e ao clima de Colíder. Por enquanto, a fazenda produz cerca de 800 quilos de polpa por semana. Para comercializar em larga escala, Ezequiel precisa regularizar o negócio. Para isso, já conta com a consultoria de Lidiane Ângela da Silva, que é a gerente do Sebrae em Colíder, e de Douglas Ivan, gestor de Projetos do Agronegócio da instituição. “Pedi a ajuda do Sebrae para fazer tudo certinho, dentro da lei, seguindo normas ambientais e sanitárias, poder emitir uma nota fiscal e adotar uma embalagem adequada e personalizada”, explica o produtor.

            Os primeiros açaizeiros – uma palmeira que produz um fruto de cor roxa, muito utilizado na confecção de alimentos, doces, geleias, sorvetes e bebidas – foram plantados por Ezequiel há cinco anos. O auge da produção, entretanto, ocorre por volta do sétimo ano, quando cada pé produz, em média, 50 quilos. Cerca de dois mil pés têm apenas três anos, mas já começam a dar os primeiros cachos. E a família já tem prontas para o plantio outras duas mil mudas. A intenção é acrescentar anualmente até três mil novas plantas à lavoura.

Negócio Certo

             Além de buscar a condição de empresa para a sua propriedade, Ezequiel pediu que  Diego e Fernando participem do curso ‘Negócio Certo Rural’, um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais idealizado pelo Sebrae e que está com as inscrições abertas em Colíder. As vagas são limitadas. Os interessados devem procurar a sede da entidade na avenida Tancredo Neves 27, ao lado da Praça Central. O telefone é o (66) 3541-4639.

                Ezequiel fez uma demonstração de como funciona o processo de despolpa do açaí. Enquanto isso, a esposa Alessandra ofereceu uma degustação de sorvete de açaí preparado com xarope de guaraná. Em seguida, o grupo foi levado para o outro lado da MT-320 para conhecer o plantio integrado de açaí e cupuaçu. Trazida por uma vasta rede de canos, a água que irriga as plantas vem do córrego que corta a propriedade.

               O secretário Ronaldo Vinha destaca que esse é o objetivo da nova gestão municipal de Colíder, ajudar o pequeno agricultor a plantar e a comercializar os seus produtos. “O açaí é um exemplo. É um produto produzido em nosso município. E nós viemos aqui, hoje, na propriedade do seo Ezequiel junto com o Sebrae para ajudar naquilo que ele precisa. E a estrutura que nós encontramos aqui nos surpreendeu bastante. Uma construção totalmente moderna, equipamentos adequados, com bastante higiene. Ele está realmente de parabéns”, comenta.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes