sexta-feira, 29/03/2024
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTAATENÇÃO! Receita Federal começa a cancelar CNPJ de MEIs inativos, na sexta-feira...

ATENÇÃO! Receita Federal começa a cancelar CNPJ de MEIs inativos, na sexta-feira (1/7)

Banner animado

     Empresas que foram abertas, há mais de dois anos, e não cumpriram nenhuma das obrigações tributárias perderão o CNPJ, a partir do dia 01/07/16; dívida com INSS e prefeituras continuará a ser acumulada até que seja quitada para dar baixa ao registro de MEI

 

Imagem reprodução web

 

             Assessoria de imprensa Sebrae MT / Vanessa Brito

                       A Receita Federal (RF) vai começar a cancelar, a partir da próxima sexta-feira (1/7), o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) dos Microempreendedores Individuais (MEI), que estão inativos no sistema. MEIs que não apresentaram declaração de faturamento à RF, há mais de dois anos, e não estão em dia com o pagamento da parcela do imposto unificado (INSS, ISS, ICMS, etc) perderão o número de CNPJ. A dívida com o INSS e prefeituras continuará a ser acumulada, até que seja quitada para dar baixa ao registro de MEI.

                Cerca de 20% dos MEIs em Mato Grosso se encontram nessa situação.  A ação de cancelamento do CNPJ dos MEIs inativos será concluída, em dezembro próximo. Esta providência da RF passará a ser rotina, todos os anos.

             A analista da Gerência de Empreendedorismo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Liliane Ramos,  explica que o cancelamento não redime o empreendedor da dívida e o valor passa a ser vinculado ao Cadastro de Pessoa Física (CPF). “Neste caso, o empreendedor pode procurar o Sebrae, a Receita ou imprimir os boletos para quitação no Portal do Empreendedor”.

           O procedimento foi aprovado pelo Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, que publicou a resolução no Diário Oficial da União, em 3 de maio passado. Conforme a normativa, caso o MEI queira retornar a atividade, precisará realizar todo processo de formalização novamente. Não será possível reverter o cancelamento, nem recuperar o número do CNPJ.

            Liliane avisa que as pessoas que optarem por manter o CNPJ devem procurar o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br  ), imprimir os boletos e quitar todos os débitos. O Sebrae MT atende os MEIs e poderá ajudar os MEIs inativos. Mais informações: 08005700800.

                 Atualmente, mais de 6 milhões de  MEIs estão cadastrados na RF. Desse total, aproximadamente 115 mil estão em Mato Grosso. Enquadra-se como MEIs  os empreendedores com faturamento até R$ 60 mil por ano.

www.mt.sebrae.com.br

Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae MY

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes