quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeBebê de 18 meses morre com suspeita da gripe H1N1 em Alta...

Bebê de 18 meses morre com suspeita da gripe H1N1 em Alta Floresta

Banner animado
Imagem ilustrativa/divulgação
9bb4b5af6970c6792b988757661a6fe6

                  Uma criança de 18 meses morreu, no domingo (29.04), com a suspeita de estar infectado pelo vírus da gripe H1N1, no Hospital Regional Albert Sabin, em Alta Floresta. O bebê estava internado em tratamento contra uma gripe, com algumas complicações e apresentação de sintomas característicos, acabou indo a óbito no final de semana.

                A informação da morte sob suspeita foi confirmada pela direção do Hospital Regional, que afirmou que a família é do município de Carlinda, e que o caso passa a ser investigado para confirmação da suspeita. Os resultados dos exames devem ficar prontos em 30 dias, conforme a direção, não há motivos para preocupação, pois a família não esteve em viagem recentemente, portanto não houve contato com áreas de risco.

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses/MT) contabilizava 42 casos de influenza. Esta quantidade representa 26,92% do total registrado, em 2017, quando ocorreram 156 notificações. Já agora em 2018, entre o fim do mês de março passado e o início de abril, nove pessoas morreram e uma delas teve como causa confirmada o vírus H1N1. Os óbitos ocorrem em Cuiabá, Tangará da Serra, Juína, Várzea Grande e Sorriso, onde neste último fim de semana faleceu a professora Camila Ramos de Souza, 29 anos. Apesar da certidão de óbito da paciente apontar morte por pneumonia bacteriana, as autoridades públicas de Saúde suspeitam de H1N1 e enviaram os exames da jovem para fora do estado. O resultado deve ser apresentado em até 30 dias.

De acordo com informação da Vigilância Epidemiológica a transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O Ministério da Saúde orienta à população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas.

Da Redação FC / Com NativaNews

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes