quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioGeralOpiniãoBrasil tem futuro...

Brasil tem futuro…

Banner animado

JOSE LUIS

Então, o que fazer?

                      Quando  um gigante como Brasil é olhado a distância,  é mais fácil vê-lo por inteiro, melhor do que quando se olha de perto. Quem aqui escreve segue  o Brasil com muita atenção, mas de longe, da Espanha.

                       Há muitos anos  acompanho atentamente os acontecimentos deste país, mas  ao escrever dando minha opinião sobre os últimos acontecimentos, eu aceito  a possibilidade  de errar, e posso entender caso  meu  pensamento seja recusado por muitas pessoas.  Porém, antes de qualquer coisa, preciso que saibam que  estarei sendo sincero, com uma  posição imparcial e desinteressada, pois não sou brasileiro, nem tenho interesses pelo Brasil.

              Observo  que este país que amo e admiro está tomado por um  momento difícil, o qual o povo  quer resolver nas ruas: um dia saem os que apoiam ao Governo de Dilma Rouseff , no dia seguinte saem os opositores  pedindo  o fim do Governo atual.

                 Olhando daqui eu vejo um Governo bom, eleito pela a maioria dos brasileiros, mas e que foi rejeitado na mesma noite das eleições. Vejo uma oposição que não quer aguentar 4 anos mais  de perca de direitos, com  cortes que levam muitos para o sofrimento quase insuportável. Vejo, por outro lado,  outra parte  que seguindo a líderes e imprensa procura uma saída com manifestações nas ruas.

                 A coisa está difícil, e por isso é preciso ter cuidado com o que se pede, com as propostas e como pode vir depois. Em minha opinião o problema não é de Dilma, nem de Aécio, nem de outros políticos atuais. O problema  vem de longe, muito longe,  e a  cada dia se complica  mais e mais. São problemas herdados e aumentados  pelos os políticos, porém,  são problemas muito profundos. Não são problemas de um ou outro político da atualidade. E um problema do todo o sistema, que está baseado, dirigido e explorado por outros, só uma cimentçao  que eu vou tentar apontar:

           1º,)   Falta de soberania e independência económica e política, limitada pelo capitalismo global  dirigido por grandes bancos e grupos financeiros desde as grandes potencias (EE.UU.  U.E., Japon, China, Banco Mundial, Fundo Financeiro Internacional, etc. São eles os que marcam as regras do jogo.

              2º.)  Formas de Governo antiga, onde os princípios básicos da democracia não são respeitados; é igual quem seja o governante, todos seguem o marcado pelos grandes poderes financeiros, em ordem para ter cada vez maiores lucros e separando cada vez mais os pobres dos ricos; Com as desigualdades sociais cada vez maior, e grupos de pobreza aumentando cada vez mais.

               3ª.)  O imposto tem conseguido que todas as instituições  fiquem a seu serviço. Nem Dilma, nem Aécio, nem Rajoy, nem Cristina, nem Obama… São os quem mandam, mas todos são apenas funcionários administradores do dinheiro dos ricos. (Os ricos também teem a seu serviço as religiões, essas  que mediante a moral incitam o povo a ter paciência, resignação, esperança, a confiar na vontade de Deus, etc,

                As forças armadas (que fazem cumprir a lei que conserva a ordem imposta). Os meios de comunicação (que podem condicionar e dirigir o pensamento e a vontade das pessoas, adormecendo o povo).

             A Educação (com conteúdo doutrinadores e, muitas vezes,  por parte de escolas de confecções religiosas  diversas, que encaminham as pessoas pelos sendeiros da fé, a submissão   e muitos preconceitos).

                       4º.) O comodismo do povo, que  se contenta com migalhas(bolsas família), que se deixa levar por palavras e  que perdeu seu espirito de brigar para ganhar seus direitos sem ter que aguardar que outros decidam por eles.

 Então o que fazer?

                  De modo algum pode  haver o enfrentamento dos brasileiros uns contra os outros, nem tão pouco pedir aos militares que governem. Os militares são para a defesa do país, e não para dirigir ou governar. Eles estão bem nos seus postos, aguardando e só aguardando para defender o país de ataques  exteriores, e afrentando essas  si chegaram.

                   É preciso renovar de forma democrática toda a política, abrindo espaço no governo para o povo, através da  participação popular. Deixando que as comunidades (bairros) decidam o que é bom para eles, defendam diretamente seus interesses, e não apenas digam “AMÉ” através da “participação” em Conselhos municipais e outros. 

              Não vale   ter eleições a cada quatro anos, e o povo depois de votar a esquecer até mesmo em quem votou, deixando o poder em mãos de pessoas corrutas e submissas  a outro poderes nacionais ou estrangeiros.

                  É preciso ter leis que possa julgar aos criminosos políticos ou empresariais, com a verdadeira justiça, independentes de eleitos ou não  nos altos cargos, e que não sejam julgados pelos próprios  políticos.

               Na Espanha já temos partidos novos, saídos das praças e das ruas através do povo, se reunindo, e aceitando para o debate todas as propostas vindas dos cidadãos, apontando soluções diferentes para que a sociedade seja mais equitativa e justa.

            Não pode se dizer e ninguém diz que isso é fácil de conseguir, porque os que  têm boas pagas, dos que podem se enriquecer, dos bancos, dos amos dos  meios de informação…  tem declarada a guerra e cada dia manipula a opinião, procuram assustar com um futuro infernal, mentem sem pudor, fecham a participação nos meios públicos, procuram as pessoas sim preconceitos para quebrar em mil pedaços aos novos partidos,

             Porém, a gente está acordando e já sabe onde está a mentira e onde está a verdade, a esperança, coisa que faz ficar muito nervosos a todos que agora tem o poder e temem perder seus privilégios.

                 Declaro-me autor exclusivo deste artigo, e autorizo a Folha de Colider para publicar na forma e tempo que lhe for  conveniente.

Por José Luis Pindado Verdugo.

DNI. 06488681J

Madrid, 17/03/2015

Jose Luis é colaborador da Folha de Colider

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes