sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIACampanha de combate ao trabalho infantil começa nesta quarta (22) com twittaço....

Campanha de combate ao trabalho infantil começa nesta quarta (22) com twittaço. Participe!

Banner animado

           A campanha do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que será celebrado em 12 de junho, começa nesta quarta-feira (22) com um twittaço. Este ano a iniciativa tem como lema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”. A iniciativa é organizada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e tem como realizadora a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

           O Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MT) também participa da campanha por meio do Comitê Gestor Regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho Decente do Adolescente (CETI).

           A intenção é utilizar a hashtag #infanciasemtrabalho, para motivar uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir para crianças e adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que, segundo o Fórum Nacional, são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o desenvolvimento dos pequenos.

O twittaço faz parte da campanha contra o trabalho infantil e da celebração dos 25 anos do FNPETI, dos 100 anos da OIT e dos 20 anos da Convenção 182 da OIT, que trata das piores formas de trabalho infantil. Conheça mais sobre a campanha aqui

DADOS NACIONAIS

O Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando, de acordo com dados do IBGE. Eles trabalham na agricultura, na pecuária, no comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações.

As regiões Nordeste e Sudeste registram as maiores taxas de ocupação, respectivamente 33% e 28,8% dessa população de meninas e meninos trabalhando. Nestas regiões, em termos absolutos, os Estados de São Paulo (314 mil), Minas Gerais (298 mil), Bahia (252 mil) e Maranhão (147 mil) ocupam os primeiros lugares no ranking entre as unidades da Federação. Nas outras regiões, ganha destaque o estado do Pará (193 mil), Paraná (144 mil) e Rio Grande do Sul (151 mil).

A erradicação de todas as formas de trabalho infantil até 2025 é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Brasil é signatário do acordo

( Com informações do FNPETI)

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes