sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAColíder promove Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Colíder promove Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Banner animado

Secretaria de Assistência Social e Cras orientam jovens

  Da Assessoria

          A Secretaria Municipal de Assistência Social de Colíder e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) promovem a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que começou no dia 1º dia de fevereiro.

            A assistente social Jaqueline Coelha Oliveira, técnica de referência do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), do Cras, informa que o evento está inserido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), através da Lei nº 13.798/2019, e visa fortalecer as ações voltadas para as famílias, principalmente aquelas com membros adolescentes.

            A proposta é levar essa mobilização para as escolas das redes municipal e estadual. Serão ofertadas informações aos alunos de 14 a 21 anos. “O objetivo da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência de gravidez na adolescência”, explica Jaqueline.

INFORMAÇÃO

          A gravidez na adolescência promove transformações físicas, psicológicas e sociais, que em determinadas condições, como desinformação, pobreza, falta de apoio de redes familiares e comunitárias, pode levar ao abandono da escola, à fragilização ou ao rompimento de vínculos familiares.

         O tema “adolescência e gravidez” é abordada em oficinas, ações comunitárias, encontros, painéis, rodas de conversas, campanhas, orientações particularizadas, entre outras. As informações e medidas de prevenção também são disseminadas em ações e articulações nas áreas de cultura, esporte, saúde e educação.

           “Esta é uma ação importantíssima que estamos realizando em Colíder, uma vez que a gravidez na adolescência envolve muito mais do que questões físicas, mas também emocionais e sociais”, afirma Jaqueline.

NÚMEROS ALTOS

             No Brasil ocorrem quase 70 nascimentos para cada mil adolescentes, um índice maior do que o da América Latina, do Caribe e da taxa mundial.

              Dados do IBGE apontam que a proporção de adolescentes e jovens brasileiras entre 15 e 19 anos não inseridas no mercado de trabalho ou na escola é maior entre aquelas que já tiveram filhos em relação às que nunca foram mães.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes