quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeColíder realiza Campanha de Vacinação contra o Sarampo para imunizar crianças de...

Colíder realiza Campanha de Vacinação contra o Sarampo para imunizar crianças de 6 meses a 5 anos

Banner animado

Foto:Nina Silva
Desde a última segunda-feira (7.10), a Prefeitura de Colíder realiza a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos. Até o dia 25 de outubro serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. O dia D de vacinação acontece no dia 19.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão aplicando, também, a ‘dose zero’ nas crianças de 6 meses a um ano. “Essa dose não está inclusa no calendário nacional, mas é ofertada para não deixar que o sarampo volte e atinja essa faixa etária”, esclarece Gisele Cristina de Oliveira, coordenadora do Setor de Imunização.

A profissional alerta que a vacina é um direito da criança. Os menores de 5 anos integram o grupo mais suscetível para complicações do sarampo. Pais, avós ou responsáveis devem checar a carteira de vacinação. “Solicitamos que os pais compareçam com a criança. Trazendo o cartão para avaliação e completaremos as vacinas que estiverem faltando”, explicou a coordenadora.

Todas as unidades municipais de saúde estão preparadas para atender as crianças. No dia D, em 19 de outubro, o atendimento será das 7h às 13 horas. “Nós convocamos os pais e responsáveis para que levem suas crianças as locais de vacinação para serem imunizadas”, orienta Gisele Cristina.

A coordenadora alerta que o sarampo já está de volta em alguns estados e, por isso, é muito importante que a criança se imunizada. Vacinar contra o sarampo evita complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. “Em Colíder, não temos casos, mas essa vacinação vem para reforçar esse combate ao sarampo para que não chegue ao município”, pontua.

DADOS DE SARAMPO

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana.

Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados (RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA E SE). Os dados estão no novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (4/10).

Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

VACINAÇÃO DE ADULTOS

Após um intervalo, começa no dia 18 de novembro segunda etapa da vacinação contra o sarampo. Será direcionada para adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. A meta é proteger 13,6 milhões de adultos.

Redação: Sérgio Ober

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes