terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioGeralEconomiaComarcas mais econômicas serão premiadas

Comarcas mais econômicas serão premiadas

Banner animado
        Atitudes simples como apagar as luzes e mandar e-mails estão baixando os custos com despesas fixas do Poder Judiciário de Mato Grosso. Faltando três meses para a Coordenadoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Coplan), entregar o relatório do Projeto de Gestão Matricial de Recursos, as 79 comarcas de Mato Grosso ainda podem entrar no páreo visando alcançar as premiações ofertadas. O Tribunal irá recompensar as comarcas mais econômicas com quatro selos – Diamante, Ouro, Prata e Bronze – e o objetivo é realizar o ranking das gestões que mais reduziram custos desde o ano passado.
 
Para entrar na disputa, a comarca deve minimizar os custos de energia, correio, telefonia fixa, telefonia móvel e este ano foram inseridos as categorias de impressão e resma de papel. Para atingir o selo bronze, a comarca precisa reduzir três despesas, das seis definidas. Para obter o selo prata, a comarca deverá reduzir quatro despesas. E para alcançar o selo ouro, será preciso atingir a meta das cinco despesas de aferição. E, por fim, para conquistar o selo diamante, a comarca deverá atingir as seis metas definidas pela administração, bem como estar ranqueada em primeiro lugar na entrância.
 
Conforme a assessora de Planejamento da Coordenadoria de Planejamento do TJMT (Coplan), Vera Lícia de Arimatéia Silva, o resultado do ranking será coletado até outubro e a premiação deverá ser entregue até o final de novembro. “Vamos abarcar todas as comarcas porem não todas as despesas. Em 2015 e 2016 monitoramos energia, correio, telefonia fixa e telefonia móvel – este ano a gestão do desembargador Rui Ramos Ribeiro, incrementou mais duas categorias: impressão e resmas de papel. Este projeto surgiu em 2013 com uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O conselho fez um diagnostico em todos os estados e desses dados ele escolheu 3 tribunais – dentre estes – Mato Grosso foi o que teve o projeto piloto implantado”, disse.
 
Almejando o selo dourado
Entre os destaques nas comarcas de 1ª Entrância, está o município de Paranaíta (851 km ao norte de Cuiabá) que alcançou o selo bronze no ano passado e se a competição se encerrasse hoje conquistaria o selo prata. Atualmente a comarca é a primeira em economia e já cumpriu a meta em quatro itens (correio, telefonia fixa, impressão e resma de papel). “Esse trabalho foi um esforço conjunto de todos os servidores da comarca. Nós trocamos as lâmpadas de tubo, por leds e fluorescentes. Nós centralizamos as ligações para uma telefonista e restringirmos telefonemas interurbanos; os condicionadores de ar só são ligados na parte da tarde, quando há o fluxo de pessoas no Fórum, além das luzes dos corredores também serem ligadas somente o necessário”, narrou o ex-gestor geral do fórum, Erevelto Fernando – que deixou a gestão em julho.
 
O ‘bastão’ foi passado para o novo gestor do fórum, para o servidor Daniel de Freitas Tatety Raolino – que já prometeu que irá mobilizar todos para alcançar o selo dourado. “Eu acabei de assumir a gestão, mas quero dar continuidade ao bom trabalho do nosso colega Fernando. Até o fim da avaliação quero conseguir reduzir os gastos em mais uma categoria e assim conseguir o selo ouro”.
 
A segunda comarca que conseguiu reduzir quatro despesas (selo prata), foi Juscimeira (157 km ao sul de Cuiabá). Mas a meta é reduzir em 5,94% no consumo de energia elétrica e conquistar o selo de ouro, conquista que será inédita para a comarca. “No ano passado recebemos o selo bronze e desde então estamos tentando reduzir os gastos. Aqui nós tivemos uma política de conscientização com todos e que foi muito bem recebida pelos servidores. Os gastos nós cortamos, exemplo disso é o correio. Aqui quando precisava enviar malotes para a delegacia iam pelo correio, agora nós levamos de carro. Ligações para celulares só nos plantões e em ultimo caso. O consumo de ar-condicionado é como se o servidor estivesse em sua casa, nada pode ser usado de forma irresponsável”, disse o gestor-geral, Carlos Antônio da Silva.
 
Em Araputanga (345 km a oeste de Cuiabá), 0,02% de economia em energia separam a comarca do selo bronze do selo prata. Além disso, 1,97% economizados em telefonia móvel podem levar a comarca ao novo patamar e dar o selo dourado para a cidade. “Nós estamos lutando para reduzir cada dia mais os custos e despesas da comarca. Uma das ações é a opção de enviarmos nossas demandas por e-mail e vias digitais. Economizando assim tanto telefonia, como gastos com o correio. Os condicionadores de ar só são ligados quando há muito movimento no fórum. Ainda é difícil reduzir os gastos com papeis e impressões, mas estamos nos adequando dia a dia”, disse a gestora-geral Eliana Maria Mendes Oliveira.
 
                 Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes