sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioNotíciasJustiça e VocêCOMBUSTÍVEIS: Órgãos públicos e Sindicom discutem principais fraudes

COMBUSTÍVEIS: Órgãos públicos e Sindicom discutem principais fraudes

Banner animado

Objetivo é fomentar o trabalho integrado entre as instituições

Workshop foi realizado no hotel Deville, em Cuiabá. – Foto por: Assessoria/Procon

Workshop foi realizado no hotel Deville, em Cuiabá.

Solange Wollenhaupt | Procon/Sejudh-MT 

                         Servidores do Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e do e do Procon Municipal de Cuiabá participaram, na quinta-feira (09/03), do workshop ‘Fraudes em Combustíveis’. A capacitação, que aconteceu no Hotel Deville, na Capital, foi promovida pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom).

     Resultado de imagem para fraude combustivel Imagem divulgação

               Além de representantes dos Procons, também participaram servidores de diversos órgãos públicos, como Delegacia do Consumidor (Decon), Secretaria de Fazenda (Sefaz), Delegacia Fazendária, Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Polícia Militar, entre outros.

O objetivo, explica a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, foi trocar experiências sobre práticas de postos de combustíveis que possam levar a ‘irregularidades’, fomentar o trabalho integrado entre os setores e alinhar estratégias de atuação. “A intenção é firmar um termo de cooperação técnica entre os participantes, visando coibir crimes e práticas fraudulentas na área de combustíveis, que prejudicam o país e a população”, salienta.

O evento teve uma parte teórica, com discussões sobre o Projeto ‘Combustível Legal’; que é desenvolvido pelo Sindicom; bomba fraudada; roubo de cargas; adulteração de combustível; sonegação; importação e posto clone. À tarde, os participantes visitaram o terminal de distribuição de combustíveis ‘Raízen’, localizado no Distrito Industrial.

O fiscal de defesa do consumidor do Procon-MT, André Badini, lembra que embora o Procon já desenvolva uma fiscalização efetiva no setor de combustíveis, realizando fiscalizações contínuas e coibindo práticas irregulares, o evento foi importante para uma proteção ainda mais vigorosa do consumidor no Estado. A capacitação, informa André, proporcionou troca de experiências e incorporou conhecimentos capazes de promover o aperfeiçoamento da atividade de fiscalização sobre diversas práticas que configuram infração às normas consumeristas no setor de combustíveis.

“A fiscalização efetiva, além de proteger o consumidor, contribui para o equilíbrio do mercado, estimulando o empresário que exerce regularmente a sua atividade, uma vez que a fraude nos combustíveis tem aptidão para afetar a concorrência, com repercussões nas esferas criminal e tributária”, esclarece o fiscal.

Para o conciliador de defesa do consumidor, José Diego Rachid Jaudy, o que mais chamou atenção no workshop foi o conhecimento compartilhado sobre os tipos de fraudes que ocorrem em postos de combustíveis. “Para combater, precisamos entender de forma mais ampla como esses crimes são efetuados. Daí a importância da capacitação para promover a atualização constante sobre possíveis pontos de atuação do órgão de defesa do consumidor”, finaliza.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e do Várzea Grande Shopping das 09h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes