sábado, 20/04/2024
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTACorpo de Bombeiros Militar comemora 56 anos de criação nesta quarta

Corpo de Bombeiros Militar comemora 56 anos de criação nesta quarta

Banner animado
Francisca Vilar

Criado no dia 19 de agosto de 1964 como Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar, com 42 homens, o atual Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) comemorou 56 nesta quarta-feira (19/08). Uma solenidade alusiva a data foi realizada no Comando Geral do CBMMT, às 8h, contando apenas com a presença de bombeiros militares da ativa e da reserva, levando em consideração as medidas preventivas contra a Covid-19.

Em 2020 a Corporação recebeu um grande destaque no estado e no país devido à atuação no combate aos incêndios florestais especialmente no Pantanal e também devido ao importante trabalho de desinfecção biológica em locais de circulação de público como medida de combate ao Coronavírus, mas o CBMMT já vem reunindo grandes histórias há mais de 50 anos.

O Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar foi criado em 1964, efetivado em 1967 e em 1994 se emancipou, tornando-se uma Corporação independente da Polícia Militar. O primeiro comandante do CBMMT foi o então 2º Tenente PM Hamylton Sá Corrêa que, após cursar a academia na cidade de São Paulo, retornou a Cuiabá com o firme propósito de instalar na capital o que atualmente conhecemos como CBMMT.

Naquele período haviam apenas 42 militares, mas hoje conta com um efetivo total de 1.345 homens e mulheres trabalhando ativamente. Quase 1.800 pessoas entre ativos, convocados e da reserva, já passaram pelos quarteis da Corporação que estão distribuídos em 22 cidades de Mato Grosso.

“O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso tem uma característica muito importante que é a abnegação, comprometimento e seriedade com a coisa pública, assim como o cumprimento do juramento na prestação de serviços à sociedade. Gostaria de agradecer e parabenizar todos os militares que estão conosco, que já passaram por aqui e fizeram um esforço muito grande para que a nossa instituição fosse o que é hoje”, comentou o Coronel BM Alessandro Borges Ferreira, Comandante Geral do CBMMT.

A formatura contou com 1/3 do efetivo do Comando Geral, militares da reserva, como o Coronel BM RR Santos Vale, primeiro comandante geral do CBMMT após sua emancipação e o Corpo Musical.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes