quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasJustiça e VocêCorregedoria e CIJ lançam campanha de Combate ao Abuso e à Exploração...

Corregedoria e CIJ lançam campanha de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes

Banner animado
              A campanha de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), será lançada no dia 2 de maio com uma oficina sobre o tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI, até o dia 27 de abril. Coordenada pela CIJ, a oficina será realizada no Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça, em Cuiabá.
 
Conforme a juíza auxiliar da CGJ-MT e coordenadora adjunta da CIJ, Jaqueline Cherulli, a oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva por meio de interação e da troca de saberes entre os participantes. “Nosso objetivo é reunir operadores do Direito, a sociedade civil e autoridades em uma campanha intensa e permanente de combate à exploração infanto-juvenil, além de estimular as denúncias de práticas que ferem os direitos da criança e do adolescente”, argumenta a magistrada.
 
O evento é destinado a membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), integrantes das secretarias Estadual e Municipal de Educação e Saúde, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, diretores das escolas estaduais, municipais e de creches, Polícia Civil e Militar, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), universitários das áreas de Direito, Psicologia, Serviço Social, Medicina, Enfermagem e Pedagogia, bem como à sociedade em geral. As vagas são limitadas.
 
Maio – Jaqueline Cherulli explica que a campanha será realizada no decorrer do mês em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio. Contudo, a juíza ressalta que o foco é a prevenção de todas as formas de violência e abuso como: violência psicológica e física, negligência e abandono, trabalho infantil, tráfico de crianças e adolescentes, abuso e exploração sexual.
 
“Para auxiliar as pessoas a compreenderem esse universo nós elaboramos uma cartilha com informações sobre os tipos de violência, as diferenças entre elas, pedofilia, orientações sobre o que fazer quando uma criança ou adolescente sofre abuso, como e onde denunciar. Além disso, ela traz uma lista com telefones e endereços dos conselhos tutelares do Estado”, explica, acrescentando que o material será distribuído durante a campanha.
 
 
Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes