sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioNotíciasEsportesCuiabano Richard Gama escala ranking sul-americano de tênis

Cuiabano Richard Gama escala ranking sul-americano de tênis

Banner animado

Tenista busca posições para acesso à seleção brasileira juvenil

Richard Gama, de 13 anos, alcançou a posição número 15 no ranking sul-americano organizado pela Confederação Sul-americana de Tênis (Cosat). Com o total de 136,25 pontos, o jovem tenista cuiabano acumulou vitórias e derrotas em torneios no Chile, Uruguai, Argentina, Colômbia e Equador. Atualmente disputa torneio no Paraguai e depois partirá para outros dois sul-americanos, ambos sediados no Brasil, em Caxias do Sul e Porto Alegre (RS).

Esses torneios sul-americanos fazem parte da chamada Gira Cosat, que é formada por 11 etapas (torneios). Os atletas competem, acumulam pontos, são posicionados no ranking e os melhores são convocados para a seleção de tenistas juvenil para competir na Gira Europeia. Serão 20 vagas, sendo seis para a categoria 14 anos masculina, seis para a 14 anos feminina, quatro para a 16 anos masculina e mais quatro para a 16 anos feminina.

“Preciso me superar para subir ainda mais no ranking. Estou em 15º lugar e preciso ficar entre os seis primeiros para ser convocado para a seleção. Não será fácil, mas estou empenhado. Caso consiga, a Gira Europeia durará cerca 40 dias. Nela disputarei torneios mundiais. Para os tenistas sul-americanos a gira na Europa é a 1ª fase rumo ao alto rendimento”, comenta Richard Gama.

Pontos Gira Cosat

A classificação para a Gira Europeia depende dos seis melhores resultados do tenista entre as onze etapas da Gira Cosat. Em função do desempenho do atleta nos torneios, ele recebe um número de pontos determinado: 150 pontos para o campeão, 100 para o vice-campeão, 80 para o semifinalista e etc. O atleta pode participar de todas as onze etapas, mas apenas os seis melhores resultados serão considerados para o ranking que definirá a seleção sul-americana.

Variedade Gira Cosat

Este campeonato é muito desafiador para o jogador de tênis, pois as condições de jogo são muito diferentes de uma etapa para outra. Jogar na Venezuela, no Equador, na Bolívia, etc. Cada vez o atleta fica numa mudança de temperatura, altitude e umidade. Não se tem dois ou três dias para se adaptar. Assim, o tenista juvenil, além de ser talentoso, deverá possuir uma grande capacidade de adaptação à variedade de ambientes.

Orçamento Gira Cosat

Jogar esse circuito é um investimento muito alto. Valor de passagens para vários países, estadia durante semanas, comer em restaurantes todos os dias, inscrições nos torneios e equipamentos (tênis, raquete, encordoamento e etc). Jogar a Gira Cosat é a prova de fogo para os tenistas e também para as finanças dele (pais ou patrocinadores). E, no caso do Richard, a participação só é possível pelo patrocínio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Unimed-CBA e Espaçolaser.

Texto e foto: Junior Martins

Assessoria Richard Gama – www.clippingcom.com

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes