quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasEducaçãoEm Marcelândia Juiz ministra palestra de combate à corrupção

Em Marcelândia Juiz ministra palestra de combate à corrupção

Banner animado

colegioMARCELÂNDIA: Juiz ministra palestra de combate à corrupção

                              O juiz da Comarca de Marcelândia, Silvio Mendonça Ribeiro Filho, ministrou na última terça-feira (9), Dia Internacional de Combate Contra a Corrupção, uma palestra para alunos e professores da Escola Estadual Pedro Bianchini, e também para a população do município. A apresentação teve viés educativo e buscou conscientizar os jovens e a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.

 
De acordo com o magistrado, para erradicar a corrupção é necessário que se coíba qualquer ato que seja ilegal e contrário à moralidade e à ética, como colar na prova, adulterar medidor de energia, furar fila, comprar produto pirata, tentar subornar guarda de trânsito etc.

Além disso, o juiz destacou que a corrupção subtrai recursos que poderiam ser aplicados na saúde, educação, segurança, moradia e na realização de obras de infraestrutura. “Para o país se desenvolver é necessário um eficaz combate a este mal que assola nossas instituições”, ressaltou durante o evento.

 
Neste sentido, enfatizou ainda que a conscientização deve começar dentro de casa, durante a formação do caráter do adolescente, por meio da educação e dos bons exemplos que os pais passam para os filhos.

Representantes do Poder Executivo, Legislativo, Ministério Público Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também estiveram presentes na palestra.

Histórico

A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo. Em referência a essa data, o 9 de dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.

Redação – Marcelândia News

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes