sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioEmpresa chinesa contempla Agricultura Familiar de MT com drone agrícola de...

Empresa chinesa contempla Agricultura Familiar de MT com drone agrícola de grande porte

Banner animado
Henrique Pimenta | Seaf MT

drone (18 de 21)

Seaf, Sedec e Desenvolve MT são responsáveis pelo projeto

  Gcom-MT/ Christiano Antonucci

        O Governo de Mato Grosso recebeu da empresa chinesa de serviços agrícolas Zhuhai Yuren Agricutural, um drone para apoiar as pesquisas da agricultura familiar do Estado. A gestão do equipamento será realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT).

               A entrega ocorreu após a assinatura de protocolo de intenções entre a empresa e o Governo de Mato Grosso, ainda em novembro de 2017 durante o MT Investment Forum, em Beijing na China. A empresa busca investir na instalação de uma indústria de drones agrícolas em Mato Grosso, para atendimento aos pequenos produtores. O investimento inicial é de US$ 22 milhões.

drone (18 de 21)     Gcom-MT/ Christiano Antonucci

           O drone agrícola é de grande porte e possui capacidade de instalação de implementos com peso de até 25kg, como câmera de vídeo, pulverizador, gps de precisão, câmera ultravioleta e infravermelha, câmera fotográfica de oito bandas, que servirão para o Estado fazer a avaliação de solo, água e vegetação das pequenas propriedades onde tiverem pesquisa. Em 30 minutos, o drone pulveriza cerca de um hectare de plantio, facilitando a vida do produtor. O projeto possui apoio da Sedec e do Desenvolve MT.

“A Zhuhai possui interesse em firmar convênio com o Governo de Mato Grosso para capacitar os pequenos produtores na utilização de drone e nós estamos confiantes no mercado que este estado possui”, disse o diretor-executivo da empresa Jeff Yi.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, com o drone o Estado terá capacidade de ter uma agricultura familiar de precisão e ao disseminar o uso do equipamento, associações e cooperativas poderão ser fortalecidas com essas novas tecnologias. “Banana, goiaba e arroz são atividades que dependem muito do pulverizador de defensivos agrícolas, e com o drone iremos alavancar projetos produtivos de pesquisa.

Os servidores e pesquisadores do Estado, Marcelo Ferri (Intermat), Rafael Rosseti (Seaf) e Wininton Mendes (Empaer) estão encarregados de elaborar o projeto de uso do equipamento. Entidades que realizam pesquisa como UFMT, Unemat, Empaer também serão favorecidas com o uso do drone.

Segundo o governador, Pedro Taques, que participou da solenidade, Mato Grosso tem investido fortemente no uso de novas tecnologias para agricultura familiar, como a cessão de mais de 170 tratores, maquinários e resfriadores de leite, e o uso do drone é mais um sinal de apoio ao produtor familiar.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes