sábado, 20/04/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAEntidades que integram o Fórum em Defesa da Assistência Social vão se...

Entidades que integram o Fórum em Defesa da Assistência Social vão se reunir na AMM

Banner animado
Fonte:Agência de Notícias da AMM

As instituições vão se reunir na Associação Mato-grossense dos Municípios, nesta sexta-feira, as 14h, para discutir as reivindicações junto ao Governo Federal, quanto a reformulação da PLOA 2019. O objetivo é assegurar no orçamento os recursos suficientes para o pleno desenvolvimento, manutenção e ampliação dos equipamentos, programas, projetos e serviços socioassistenciais, para que seja evitado o abandono de milhões de pessoas que necessitam destas políticas públicas. Está   previsto pelo governo, um corte de 50% do orçamento da Assistência no Brasil e isso terá um reflexo diretamente nos municípios e no estado de Mato Grosso.

Diante da proposta do governo Federal em cortar aproximadamente R$ 46,5 bilhões no orçamento da Assistência Social para o exercício 2019, onde inclui a redução de metade do orçamento do programa Bolsa Família. Além de reduzir os benefícios para certa de 7 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza que vivem em situação de vulnerabilidade social e do Benefício de Prestação Continuada, para cerca de 2,3 milhões de pessoas com deficiência e idosos.  Os cortes terão um impacto em mais de 17 mil serviços socioassistênciais, ofertados pelos Cras, Creas, Centro-POP e Unidades de Acolhimentos Institucionais, que atuam diretamente em situação de vulnerabilidade ou risco social, por ocorrência de abuso sexual, abandono, situação de dependências químicas, violência domestica, maus tratos físicos e ou psíquicos, situação de trabalho infantil, situação de rua, cumprimento de medidas socioeducativas, entre outras situações de violação de direitos.

Os cortes afetam os municípios de todas as regiões, com reflexos nos serviços acima oferecidos, motivo pelo qual as entidades que compõem o fórum vão aprovar uma carta aberta que será assinada pelas entidades e será entregue aos parlamentares estaduais e federais, em uma reunião com todos os gestores da assistência social dos municípios, prefeitos, APDM, COEGEMAS e Fórum Estadual em Defesa do Suas, em um ato, no Hotel Fazenda, no próximo dia 30 de novembro ás 9h.

O Fórum será composto por 50 instituições que desenvolvem o trabalho social, entre elas a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Associação para o Desenvolvimento Social do Estado de Mato Grosso-APDM; Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS. Os  Conselhos representantes de Classes, Federação das Associações de Moradores de Bairro, as Uniões de Associação de Bairros, Associações de Mulheres, além de outras entidades,  integram a entidade. O Fórum foi criado ano passado, com uma diretoria executiva  provisória.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes