quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaEstudantes brasileiros apresentam projeto à Nasa

Estudantes brasileiros apresentam projeto à Nasa

Banner animado
AgenciaBraisl

marte          Estudantes brasileiros apresentaram nessa quinta-feira (28), em Washington, um projeto para testar a utilização de cimento na construção de casas no espaço para integrantes da Agência Espacial Americana, a Nasa. Os alunos, que são de São Paulo e têm entre 12 e 13 anos, são os únicos brasileiros entre 10 mil participantes dos Estados Unidos (EUA) e do Canadá. 

           O projeto foi escolhido entre 72 trabalhos brasileiros, em um concurso promovido pelo governo dos Estados Unidos. Ele será enviado à Estação Espacial Internacional em um foguete que será lançado hoje (29), do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida. 

               Segundo a mãe de um dos alunos que desenvolveram o projeto – chamado “Cimento Espacial” -, a advogada Fernanda de Figueiredo Funck, que esteve em Washington para acompanhar a apresentação, o objetivo é observar “como o cimento se comporta no espaço e verificar se é possível construir casas em outros planetas, como Marte, por exemplo”. 

              De acordo com Fernanda, polímeros plásticos foram misturados ao cimento e, agora, cientistas vão observar como a mistura se comporta na Terra e no espaço, já que será enviada à Estação Espacial Internacional. Segundo ela, seu filho, Guilherme, quer ser engenheiro civil no futuro. “Isso pode ser um pontapé inicial para a carreira dele”. O próprio Guilherme diz que acredita que a seleção do projeto no concurso ajuda a “divulgar mais a ciência para o Brasil”. 

               O trabalho se baseia na ideia de que, no futuro, outros planetas do sistema solar podem ser ocupados por seres humanos. A partir daí, os alunos, dos colégios Dante Alighieri, Projeto Âncora e Escola Municipal Perimetral, querem descobrir  materiais que podem ser usados em casas no espaço. Eles acreditam que a mistura de cimento e plástico se adaptará de maneira semelhante ao que ocorre na Terra.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes