sexta-feira, 19/04/2024
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Estudantes   da rede estadual de ensino de MT  vão passar por avaliação diagnóstica da SEDUC

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A avaliação diagnóstica será impressa ou online para alunos com acesso à internet

A avaliação diagnóstica será impressa ou online para alunos com acesso à internet – Foto por: Divulgação

Cada aluno vai receber um conjunto de dois itens por disciplina para serem respondidos. Para alunos com acesso à internet, haverá um questionário eletrônico

Adilson Rosa | Seduc MT

O período de entrega das questões da avaliação diagnóstica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) se encerra na próxima sexta-feira (11.09). Trata-se de uma avaliação que envolve quase todos os estudantes da rede estadual. É o momento em que o aluno vai responder questões relacionadas às habilidades que foram consolidadas no ano anterior. Para a avaliação, cada aluno vai receber um conjunto de dois itens por disciplina para serem respondidos.

Conforme o cronograma atualizado da avaliação diagnóstica enviado pela Seduc às escolas, as questões serão respondidas em casa com o acompanhamento das famílias. O material segue junto com as apostilas das aulas off-line do mês de setembro e deverão ser devolvidos em outubro.

As avaliações serão impressas ou online, para quem tem acesso à internet. Neste caso, o estudante recebe as questões num aplicativo e responde no próprio computador e envia para o professor.

Na Escola Estadual Fernando Leite de Campos, em Várzea Grande, para os alunos que utilizam o material impresso das aulas off-line a avaliação será entregue junto com as apostilas de setembro. Junto com a avaliação, a escola envia um orientativo para os pais. “Marcamos o período de entrega de terça a quinta-feira (08 a 10.09) e na sexta-feira (11.09) vão realizar a avaliação”, salienta a diretora Leyde Laura de Souza.

No entendimento da diretora, sem a participação dos pais no acompanhamento da avaliação, não haverá resultados.

“Contamos com os pais para que incentivem os filhos a fazerem a avaliação. Só assim vamos saber quais ações interventivas serão necessárias”, assinala. Não participam das avaliações os alunos das escolas especializadas e das séries iniciais das unidades escolares indígenas.

Aprendizagem conectada

A avaliação será das atividades complementares disponibilizadas na plataforma Aprendizagem Conectada no período de março a julho. As atividades complementares tratam-se de um conteúdo para que os alunos se movimentassem em seus estudos, sua trajetória de aprendizagem. Durante esse período não foi considerado as atividades como carga horária letiva.

Com o início das aulas não presenciais, a Seduc realiza a avaliação diagnóstica desse período de atividades da Aprendizagem Conectada para saber o que esses alunos aprenderam ao longo desse tempo, agora com a mediação dos professores.  Com o resultado, será possível fazer um processo interventivo trabalhando os pontos que os alunos não conseguiram aprender.

No início do próximo ano letivo, a Seduc vai realizar mais uma etapa da avaliação da aprendizagem do aluno para reestruturar o currículo para o ano letivo de 2021.

Para a diretora Leyde Laura sem a participação dos pais no acompanhamento da avaliação, não haverá resultados.
Créditos: Divulgação
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