sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioVida e SaudeFEVEREIRO ROXO E LARANJA - reumatologista fala sobre fibromialgia, alzheimer, lúpus e...

FEVEREIRO ROXO E LARANJA – reumatologista fala sobre fibromialgia, alzheimer, lúpus e leucemia

Banner animado
Laço símbolo do Fevereiro roxo e laranja

O mês de Fevereiro traz duas cores fortes para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde: roxo e laranja. A primeira foi escolhida para simbolizar o combate ao Lúpus, à Fibromialgia e ao Alzheimer. Já o laranja é para alertar sobre a importância de prevenção da Leucemia.

Para tratar desses assuntos e tirar dúvida dos ouvintes, a TRT FM 104.3 conversou com a reumatologista Chiara Borges na Entrevista da Semana, quadro que vai ao ar toda segunda-feira, a partir das 8h, dentro do programa TRT Notícias, e ao longo da programação.

Para ouvir a rádio, basta sintonizar a frequência 104.3MHz (região metropolitana de Cuiabá) ou acessar o endereço www.trtfm.com.br. Também é possível ouvir através dos sites CX RádioTudo Rádio, entre outros serviços semelhantes.

Confira a entrevista:

O Alzheimer, o Lúpus e a Fibromialgia são doenças ainda sem cura pela medicina. Mas, um diagnóstico precoce pode ajudar a manter a qualidade de vida?

Sim. É muito importante o diagnóstico precoce dessas doenças porque, apesar de não terem cura, possuem tratamento e sua instituição de forma precoce consegue prevenir a progressão, melhorar a qualidade de vida e controlar a maioria dos sintomas. Então, é de fundamental importância o diagnóstico precoce dessas doenças.

Quais os principais sinais, sintomas e tratamento do Alzheimer?

A doença de Alzheimer é um tipo de demência que leva a uma diminuição lenta e progressiva da função mental. Afeta a memória, o pensamento, o juízo e a capacidade de aprender. O esquecimento dos acontecimentos recentes, a memória recente, é o sinal mais precoce da doença, seguido pelo aumento de confusão, de prejuízo das funções mentais, bem como problema para utilizar a linguagem, a compreensão e a realização de tarefas diárias.

Os sintomas progridem de tal forma que a pessoa não consegue mais realizar suas tarefas diárias sozinhas, tornando-se totalmente dependente.

O diagnóstico de Alzheimer é feito com uma boa avaliação médica, com um teste de estado mental. Geralmente solicitamos exame de sangue e exame de imagem para descartar outras causas e para confirmar.

No tratamento da doença de Alzheimer é muito importante criar um ambiente seguro, iluminado, alegre, estável, projetado de tal forma que ajude a orientar o paciente. Alguns estímulos como rádio, televisão, palavra-cruzada são muito úteis, mas não se pode usar estímulos excessivos. Além disso, nós temos os tratamentos medicamentosos, o principal deles é usar inibidores de colinesterase.

Como se caracteriza o Lúpus?

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune. Ele é desencadeado por um desequilíbrio no sistema imunológico. Acontece que o sistema imunológico, aquele que deveria nos defender dos vírus e bactérias, acaba atacando nosso próprio organismo, podendo comprometer órgãos como rins, fígado, pulmão, pele, articulações, entre outros.

O lúpus pode se manifestar de forma cutânea, atingindo somente a pele, ou pode ser generalizado, quando dizemos que é o Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Os estudos mostram que a gente tem fatores genéticos e ambientais envolvidos no aparecimento do lúpus. Entre as causas externas, a gente destaca a exposição ao Sol, o tabagismo, o uso de certos medicamento para alguns vírus e bactérias e o hormônio estrogênio (usado nos anticoncepcionais).

Como identificar e tratar a fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome clínica que tem a dor por todo o corpo como o principal sintoma. É como se o paciente relatasse que fez um dia de exercício físico intenso e acordou com aquela dor muscular. Em alguns, é como se estivesse levado uma surra: o corpo dói inteiro.

Uma coisa muito característica da fibromialgia é também a hipersensibilidade ao toque. A pessoa geralmente não suporta que toque. Um tapinha, um aperto de mão, um abraço gera bastante dor. Outros sintomas também estão associados, como fadiga, aquele cansaço intenso.

A maioria das pessoas têm distúrbio de sono. É um sono não reparador do qual a pessoa já acorda cansada, com dores. Na maioria das vezes, está associada também às alterações da memória (ocorre aqueles lapsos, como quando vai buscar alguma coisa em algum lugar e não se recorda). Tem também bastante ansiedade associada, pode ter depressão, alterações intestinais, enfim um conjunto de sinais e sintomas. O diagnóstico de fibromialgia é essencialmente clínico.

O que é a Leucemia? Qual a importância da doação de medula óssea?

Leucemia é um tipo de câncer maligno, que causa acúmulo de células doentes na medula óssea. Essas células doentes substituem as células saudáveis. É uma doença dos glóbulos brancos ou leucócitos e muitas vezes a sua origem é desconhecida.

Sendo assim, eu gostaria de falar um pouco sobre a importância do transplante de medula óssea: é a única forma de curar linfoma e leucemia e a gente só consegue esse transplante quando há 100% de compatibilidade entre o doador e o receptor e isso só acontece em 1 a cada 100 mil pessoas. Por isso é muito importante a gente se cadastrar para doar.

Só é feita uma amostra de sangue, a gente tira uma quantidade de sangue, na qual é estudado antígeno HLA, onde testa a compatibilidade do doador com o receptor. Quando tem essa compatibilidade de 100%, acontece a doação, o transplante. A pessoa que doa em 15 dias já está recuperada (a gente tira cerca de 15% só de medula óssea). A cirurgia de doação é muito simples, com a retirada do material de dentro do osso, onde ficam as células da medula.

Quais os cuidados com essas doenças? O SUS disponibiliza tratamento?

É muito importante, nesse período de pandemia, tentar reconhecer os sintomas e procurar um reumatologista para fazer o diagnóstico precoce.

Fibromialgia é uma doença que atinge muitas mulheres e cada vez mais a gente vê em mulheres mais jovens. O tratamento é muito importante porque melhorar a qualidade vida do paciente. Ele consegue voltar a realização das atividades diárias e ter um convívio social melhor.

A mesma coisa com o Lúpus: conseguimos mudar, fazer medidas comportamentais que ajudam o paciente instituir o tratamento.  Nesse período de pandemia, tem pouca procura médica. Todo mundo com muito medo, medo de sair de casa, mas eu gostaria de deixar um recado: é muito importante procurar ajuda e fazer os exames, não dá pra ficar postergando. O tratamento muda a qualidade de vida das pessoas e a gente consegue fazer com que a doença não progrida e que a pessoa fique bem.

Existe sim o tratamento na rede pública. O SUS oferece a maioria das medicações usadas no tratamento do lúpus.

De fibromialgia ainda não, mas estão tentando regularizar essas medicações para serem oferecidas pela rede. No tratamento do lúpus, os medicamentos que são de alto custo, são oferecidos sim pelo SUS. Uma coisa que temos um pouco de dificuldade é pra encontrar o reumatologista no SUS, nós temos poucos reumatologistas em Cuiabá, mas a gente já começou a atender no Hospital Geral. O ambulatório de lá já abriu e estamos tentando organizar isso.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes