sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioCultura, Turismo e LazerFlor Ribeirinha comemora título mundial conquistado na Turquia

Flor Ribeirinha comemora título mundial conquistado na Turquia

Banner animado
d7b1907a42962397b246b314007a8828
Thiago Andrade | Gcom-MT 

    O grupo cuiabano Flor Ribeirinha foi o vencedor do Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado em Istambul, na Turquia. O espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil” conquistou o coração dos jurados e desbancando grupo de outros 25 países que participaram da competição, que iniciou em 27 de julho e terminou na neste sábado (06.08). Grupo contou com apoio do Governo do Estado para a viagem.

                 O espetáculo escolhido foi o Mato Grosso Dançando o Brasil, em que o grupo faz uma passagem pelas danças típicas do Brasil. No entanto, o diretor-executivo do grupo, Jeferson Guimarães Rosa, conta que o foco do grupo é o siriri, dança típica mato-grossense. A alegria do siriri conquistou os dez jurados técnicos internacionais.  

                 “A energia do boi bumba do Norte do país e a alegria do siriri fizeram uma grande diferença em todos os lugares que nós vamos. O siriri cuiabano agrega e o público se aconchega a essa energia e se sente bem com toda essa alegria e acho que isso fez diferença aqui”, disse o diretor executivo.

               Como campão mundial, o grupo Flor Ribeirinha ganha ainda mais destaque internacional, com uma projeção ainda maior. O grupo passa a representar o Brasil em eventos de danças tradicionais pelo mundo. “A expectativa é continuar com o trabalho, o Flor Ribeirinha passa a ser um representante de maior visibilidade e projeção. Dessa forma, não só o grupo ganha, mas toda a cultura popular brasileira e mato-grossense”, afirma o diretor.

               Atualmente, o grupo possui pouco mais de 50 membros entre músicos, dançarinos e produção. Para possibilitar a apresentação do grupo, o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), liberou R$ 150 mil ao grupo mato-grossenses, recursos aprovados pelo conselho estadual. Jeferson destaca que o apoio foi fundamental para a conquita. “Se o governo não tivesse nos apoiado, nós não estaríamos aqui, não conseguiríamos chegar onde chegamos. Graças a Deus e ao nosso governo deu tudo certo. Quero parabenizar a equipe do governo”, destacou.    

Visibilidade Internacional

           Jeferson destaca que tudo começou quando o grupo foi selecionado pela Federação Brasileira de Artes Populares (Febrarp) para fazer uma turnê pela França, há quatro anos, sendo o grupo cuiabano selecionado entre mais de 500 grupos. Depois disso, passaram a fazer turnê pela Europa, e, em 2016 participaram de um campeonato na Coreia do Sul, onde ficaram com vice-campeões. O prêmio gerou convite para o campeonato em Istambul. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes