terça-feira, 19/03/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAFórum de Nova Canaã cultiva horta e pomar em projeto solidário

Fórum de Nova Canaã cultiva horta e pomar em projeto solidário

Banner animado
   TJMTindex        Quem passa pelo Fórum de Nova Canaã do Norte  pode degustar um saboroso chá de capim-cidreira, feito da erva cultivada na unidade judiciária. Os servidores também podem colher goiabas e cajus direto do pé, temperar sua comida com limão fresquinho e levar para casa alimentos livres de agrotóxicos. Tudo isso graças ao projeto “Sementes do Bem”, que implantou e mantém uma horta e um pomar aos fundos do prédio do Fórum. 

index (1)      Desenvolvido pelo juiz-diretor do Foro, Fernando Kendi Ishikawa, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o engenheiro voluntário, o projeto beneficia alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de creches municipais e as pessoas atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que fazem diversas refeições com os alimentos cultivados no fórum.

index (3)      Conforme explica o magistrado, o objetivo inicial foi aproveitar o espaço ocioso do pátio do Fórum para o cultivo e a produção de alimentos orgânicos, de maneira sustentável. Foram plantadas árvores frutíferas, como limão, goiaba, pinha, caju, cupuaçu, acerola, coco e mamão, hortaliças diversificadas – alface, rúcula, couve, salsa, cebolinha, almeirão, capim-cidreira – e leguminosas, como abóbora e abobrinha.

           “Estamos muito felizes porque o projeto já perdura dois anos e tem dado muitos frutos. Atendemos várias instituições sociais, contribuindo significativamente para uma alimentação mais saudável e nutritiva, além de realizamos confraternizações e dinâmicas com os servidores, o que fortalece o ambiente de trabalho”, expressou o juiz.

     index (2)      Fernando Ishikawa destaca ainda a importância da atuação do Poder Judiciário para além do julgamento e solução de conflitos, cabendo também à instituição desempenhar seu papel social. “O Poder Judiciário e o magistrado externam valores. São símbolos, e o juiz nada mais é do que um cidadão que integra a sociedade. Quanto mais esse cidadão participa da sociedade, entende suas dificuldades e suas mazelas, ele será um melhor julgador”, complementa.

             Maria Elizete Lopes, funcionária da Apae de Nova Canaã do Norte, agradece o empenho na doação de frutas e hortaliças, que têm servido de complemento importante para a alimentação dos alunos. “Nossa entidade é filantrópica, precisa de doações, precisa de apoio e o Judiciário tem feito isso de uma forma muito especial. Queremos agradecer de coração”, afirma.   

index (4)          Na Escola de Educação Infantil Jocelene Targa, os alimentos cultivados no fórum também estão fazendo grande diferença. “Esta horta veio somar na nossa escola, com alimentação saudável que vem semanalmente. Para nós, foi de grande valia. É muito bom quando pessoas ao nível do magistrado têm parceria com a educação. Quero parabenizar pela ideia e desejamos que ela se multiplique”, ressaltou.

Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes