sexta-feira, 29/03/2024
Banner animado
InícioSocialAmor & CiaFotógrafo Lenine Martins comemora 44 anos de dedicação ao serviço público

Fotógrafo Lenine Martins comemora 44 anos de dedicação ao serviço público

Banner animado

  Gabriel Aguiar/Sesp-MT

Fotógrafo comemora 44 anos de dedicação ao serviço público

Luzia Araújo | Sesp-MT

                  O ano era 1972, quando o estudante Lenine Martins de Oliveira recebeu de um amigo o convite para trabalhar no extinto Serviço de Divulgação de Mato Grosso, órgão responsável pela divulgação das ações de governo, durante a gestão de José Fragelli (1971-1975).

                No Palácio Alencastro, sede do governo à época, ele assumiu uma função administrativa, mas logo passou a conhecer de perto a rotina de uma assessoria de imprensa. Eram tempos de escassos recursos tecnológicos: as notas oficiais eram divulgadas por meio de boletins impressos, que ele ajudava a reproduzir por meio de um mimeógrafo.

             “Depois de pronto o boletim, eu e outros servidores saíamos, muitas vezes a pé e à noite, para fazer a distribuição em Cuiabá”, relembra.

               O estudante passou a conviver de perto com jornalistas de renome, como Vinícius Danin, Roberto Jacques Brunini, Elpídio Bueno Fraga, Antonieta Ries Coelho, Jota Maia, Ronaldo de Arruda Castro e José Eduardo do Espírito Santo, seu primeiro chefe e inspirador.

               Da proximidade com os profissionais da comunicação, veio a descoberta de uma vocação inexplorada. Em 1978, a convite do jornalista Onofre Ribeiro, chefe da comunicação da gestão de José Garcia Neto, Lenine passou a trabalhar no laboratório de revelação de fotografias. “Era uma função muito detalhista e delicada. Foi difícil aprender”, disse.

               Entre uma revelação e outra, começou a fotografar. “Eu fazia uma foto aqui, outra ali. Revelava e analisava o resultado para corrigir os erros nas próximas. Fui aprendendo na garra. Não fiz curso de fotografia”, conta.

           Em seus 44 anos de serviço público estadual, a maior parte deles como fotojornalista, contabilizou inúmeras coberturas especiais. Momentos da história do Estado que ele eternizou por meio de seu olhar.

                  Um episódio, porém, o marcou especialmente. A perda trágica, em um acidente aéreo, de um grupo de jornalistas que acompanhava uma agenda do governador Júlio Campos no interior do Estado, em 1984. Entre os mortos estava o compadre Osmar Cabral, também fotógrafo e que, justamente naquela viagem, o substituía.

                “Foi um choque, um momento de muita tristeza e um sentimento de perda muito grande. Na redação do governo, todos ficaram muito abalados”, lembra.

                Atualmente, Lenine é fotografo da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública, exercendo a sua função desde agosto de 2015. “O trabalho é como uma segunda família, sendo que, em algumas situações, acaba sendo até a primeira”, diz o servidor, que se aposentou em 2014, mas optou por seguir trabalhando no serviço público.

            Neste dia 28 de outubro, em que se comemora o Dia do Servidor, ele diz que o serviço público requer “muita dedicação”. “É fundamental trabalhar com seriedade e realizar o melhor serviço possível em prol da sociedade”.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes