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Ericksen Vital | Assessoria/Sinfra-MTÂ
          O Governo de Mato Grosso encerrou 2015 com a construção e a reconstrução de cerca de 530 quilômetros de rodovias estaduais. O resultado ameniza a situação de Mato Grosso, que é um dos estados com a pior malha rodoviária do Brasil, sem nenhuma rodovia considerada ótima pela pesquisa de 2015 da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
          De acordo com o secretário de Infraestrutura e LogÃstica, Marcelo Duarte, o primeiro ano da atual administração foi de adaptação. Mesmo assim, importantes obras foram realizadas a todo vapor.
          “Queremos mudar a ‘cara’ da infraestrutura de Mato Grosso. Esse foi apenas o primeiro passo, o que mostra que estamos no caminho certo, do trabalho focado com planejamento das nossas ações. Superado o perÃodo de adaptação ao ritmo do Estado, nossa perspectiva para 2016 é realizar ainda mais obras, apesar de o cenário econômico não ser o mais favorávelâ€.
           Conforme balanço prévio da Sinfra, o Estado executou obras em regiões diversas, favorecendo interligações que irão beneficiar o maior número de mato-grossenses.
No que se refere à s novas rodovias que estão “nascendoâ€, o secretário destacou obras relevantes sob o ponto de vista da logÃstica, as quais vão favorecer o acesso a serviços públicos, escoamento da produção agrÃcola e melhoria da qualidade de vida do cidadão.
O Governo do Estado pavimentou rodovias como a MT-220 que, assim que for finalizada, irá conectar os municÃpios de Tabaporã, Sinop, Porto dos Gaúchos, Juara e outros da região Norte.
Foram construÃdos também 33 quilômetros da rodovia MT-020, na região de Canarana, beneficiando os cidadãos que vivem no nordeste do estado. Além disso, outros 36 quilômetros entre Nova Nazaré e Cocalinho foram construÃdos com asfalto de qualidade. Estas obras devem ser entregues à população em 2016 pelo governador Pedro Taques.
Em termos de reconstrução de rodovias que estavam deterioradas pela falta de manutenção em anos anteriores a 2015, o Estado conseguiu reconstruir as rodovias MT-130 (cerca de 37 km considerados crÃticos entre Paranatinga e Primavera do Leste), MT-251 (trecho que havia mais buracos entre o trevo de acesso ao Manso e o Rio Mutuca), MT-060 (de Nossa Senhora do Livramento a Poconé) e MT-241 (que liga Nobres ao Distrito de Bom Jardim).