quinta-feira, 18/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioIBGE está concluindo censo agro em Colíder mas alguns produtores não colaboram

IBGE está concluindo censo agro em Colíder mas alguns produtores não colaboram

Banner animado
Assessoria

A equipe do IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística de Colíder realizou ontem uma reunião com o prefeito Noboru Tomiyoshi e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha e Fazenda, Vanderlei Borges.

Foram apresentados e discorridos os dados preliminares já obtidos sobre o censo agro 2017. O IBGE trabalha com informações recebidas diretamente do produtor rural. Esse censo, que terá resultado final apresentado até outubro, vai refletir bastante no município.

Os dados colhidos até o momento, não agradaram à administração municipal. Algumas áreas importantes do município não foram recenseadas, porque os produtores não se disponibilizavam a atender os pesquisadores.

Qualquer área não contabilizada, acaba prejudicando o município. Os dados do IBGE são utilizados por diversas empresas e categorias para investimentos no município. O prefeito solicita que o produtor que não estava na propriedade quando o recenseador foi visita-lo, que não respondeu, que procure o IBGE até final de junho e possa estar respondendo.

“Esse levantamento é extremamente importante para nortear as ações governamentais como também de empresários que aqui queiram fazer seus investimentos. Essas informações levantadas a campo, ocorre de forma sigilosa, a tipo de estudo. Ficamos surpreendidos pelos números até agora porque percebemos distorções”, lamentou o prefeito.

Muitas vezes por medo de uma fiscalização, alguns produtores não fornecem informações verídicas. “Os números apresentados estão muito fora da realidade, na quantidade de área plantada de soja por exemplo, no número do rebanho bovino. Isso prejudica o município, uma vez que a quantidade produzida aqui é muito importante. Os números apresentados até agora não refletem a nossa realidade”, lamentou Noboru.

O secretário de Administração e Fazenda, Vanderlei Borges, também destacou que seria bom se os produtores que não participaram do levantamento do IBGE, repensassem, uma vez que os dados são meramente estatísticos. “Não tem nenhuma finalidade arrecadatória, nenhum órgão do fisco se apropria desses dados. Servem apenas de estatística para subsidiar os planos de governo, federal, estadual e municipal, bem como empresas que querem fazer investimentos na região”, explicou.

Ele enfatizou que é importante que os produtores demonstrem boa vontade em fornecer esses dados, para que o município de Colíder seja bem visto por aqueles que o quiserem conhecer através das estatísticas.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes