quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAIDOSOS ÓRFÃOS DE FILHOS VIVOS: projeto tramita na Assembleia

IDOSOS ÓRFÃOS DE FILHOS VIVOS: projeto tramita na Assembleia

Banner animado
Reprodução internet

IDOSO ABUSOA medida é analisada pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso.

Joelma Pontes / Gabinete do Deputado Silvano Amaral

      Infelizmente, o termo idoso muitas vezes é utilizado com conotações negativas, como velho, decadente, antigo, atribuído pela sociedade contemporânea marcada por tabus de juventude, beleza e outros estereótipos, ante o envelhecimento, dando-lhes uma nuance de descartável até pelos próprios familiares”, diz trecho da justificativa de um projeto de autoria deputado Silvano Amaral que institui a campanha “Idosos Órfãos de Filhos Vivos”, em Mato Grosso.

A matéria estabelece que campanhas sejam realizadas com o objetivo de conscientizar a população quanto à importância da conscientização, orientação e medidas para difundir os cuidados com pessoas da melhor idade, tendo em vista que a ausência desses cuidados ocasionam prejuízos para a sociedade. Preocupado, o autor da iniciativa observa que cada vez mais está ocorrendo o distanciamento afetivo, por força de uma cultura de independência e autonomia levada ao extremo, que impacta negativamente no modo de vida de toda a família.

A proposta do parlamentar tem como base a Lei 10.741/03, que trata do Estatuto do Idoso, o qual disciplina a obrigação de cuidar da pessoa idosa. Na justificativa, Silvano destaca os artigos 229 e 230 da Constituição Federal (CF), que diz que “os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade; bem como defender sua dignidade e bem estar, garantindo-lhe o direito à vida, reconhecendo seu dever”.

De acordo com o Projeto de Lei Nº 568/17, a campanha deverá ser feita em escolas públicas, palestras abertas a sociedade, panfletos orientativos e demais ações pertinentes que esclareçam a população sobre os cuidados com os idosos. Se sancionada a lei, as campanhas serão realizadas anualmente na primeira semana do mês de outubro, tendo em vista que no dia 1º é comemorado o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas em 1991.

Bem diferente dessa realidade de amor e cuidados, algumas notícias já estamparam e ainda estampam as manchetes dos principais veículos de comunicação do Brasil. A situação é tão grave, que só na capital mato-grossense a Polícia Civil chega a instaurar cerca de 30 inquéritos por mês, todos referentes a maus-tratos. Só no ano passado, a Polícia Civil registrou cerca de 700 casos de violência à pessoa idosa. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

“São números alarmantes e preocupantes. É inadmissível que uma situação dessas aconteça. São casos que chocam. Uma história mais dolorida que a outra. Muitas vezes, cuidam dos genitores com má vontade e irritados, ao terem de levá-los ao médico, cuidados quando de acometimento de doenças degenerativas e, em razão disso, muitos terminam abandonados à mercê da sorte e do infortúnio”, alertou Silvano, que aguarda a análise do projeto pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, da Casa de Leis.

Gabinete do Deputado Silvano Amaral

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes