Por Felipe Costa
Salvador Olvera Marín mora em um setor rural do México onde nem todos têm acesso à tecnologia, por isso decidiu adaptar as salas de aula com seus próprios meios e assim levar seus alunos à frente.
Março marcará um ano desde que o México suspendeu as aulas presenciais em todo o país devido à pandemia . A mudança para se adaptar deixou as famílias e os professores que não têm os meios para fornecer a educação adequada em uma encruzilhada . Em setores como La Sierra de Querétaro , as aulas online são algo que a maioria não tem, por isso um professor optou por levar as salas de aula a espaços abertos para não abandonar os jovens.
Seu nome é Salvador Olvera Marín, e a primeira vez que o conheceu foi por meio de uma foto postada no Twitter por um morador da região que, maravilhado com o sacrifício do professor, resolveu contar ao mundo. Na imagem, o homem é visto ensinando na parte traseira de seu veículo, onde colocou um quadro negro para seus alunos aprenderem.
A imagem se tornou viral e todos queriam saber quem era esse professor e por que ele havia tomado essa decisão. Parecia ser o exemplo perfeito de que a pandemia não se limitava a depender da tecnologia.
Em entrevista ao médium El Queretano, ele falou de sua motivação para levar seus alunos à frente, garantindo que a pandemia “não fosse por férias” , então havia muito trabalho a fazer. Foi então que pegou um quadro negro e adaptou-o ao seu camião, informando aos seus alunos que em diferentes horas do dia iria dar aulas para diferentes turmas.
“Não é o mesmo desempenho de quando você está presencial na escola, mas para mim é muito satisfatório que as crianças estejam progredindo, seria pior se não fizéssemos nada. Quantas vezes durante a semana estamos com eles, até aos sábados ”.

Da redação FC / Com informações do UpSocl