sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaLançado pacote de serviços digitais para melhor atender e qualificar o trabalhador

Lançado pacote de serviços digitais para melhor atender e qualificar o trabalhador

Banner animado

PLATAFORMA DIGITALPlataforma digital de ensino à distância pretende qualificar, até o final de 2018, seis milhões de brasileiros.

                 O Presidente Michel Temer e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, lançam em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (21), às 11h30, um pacote com quatro ações para melhorar e modernizar o atendimento e a qualificação dos trabalhadores. As iniciativas fazem parte do programa Emprega Brasil.

               Além da Escola do Trabalhador – uma plataforma digital de ensino à distância com capacidade para qualificar, até o final de 2018, seis milhões de brasileiros –, três ofertas de serviços na internet irão facilitar a vida de quem precisa encaminhar o pedido de Seguro-Desemprego, solicitar ou consultar a Carteira de Trabalho e buscar vagas de emprego.

                “Sabemos das dificuldades que os trabalhadores têm enfrentado nesse momento no nosso país e estamos agindo para auxiliá-los da melhor forma, tornando a prestação de serviços do Estado mais eficiente para eles”, explica o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

                O Seguro-Desemprego via web permitirá que o benefício seja solicitado de casa, assim que o trabalhador receber os documentos demissionais. O procedimento ainda não elimina a necessidade de o profissional ir, após preencher seu cadastro na internet, até um posto do Sine, mas irá agilizar, funcionando como papa-filas, o atendimento nas agências.

               E o mais importante: o prazo de 30 dias para receber o benefício começa a contar no momento em que o trabalhador preenche o cadastro no Emprega Brasil – e não após o atendimento presencial, como ocorre hoje. Além disso, a plataforma digital protege o trabalhador ao diminuir os riscos de fraudes no sistema.

 Os outros dois serviços que serão disponibilizados a partir desta terça são aplicativos para smartphones, desenvolvidos pelo Ministério do Trabalho em parceria com a Dataprev.

                O Sine Fácil, aplicativo que já é um sucesso nos celulares Android, ganhou novas funcionalidades e ficou mais amigável. Agora, está disponível também para os telefones com sistema operacional iOS.

                Pelo aplicativo, o trabalhador pode encontrar de forma rápida e prática vagas de emprego na rede Sine de todo o Brasil, de qualquer smartphone ou tablet conectado à internet. Não precisará ir várias vezes aos postos do Sine, evitando assim perda de tempo e gastos com transporte e alimentação. Também é possível, pelo aplicativo, se candidatar às vagas, agendar entrevistas com empregadores e acompanhar a situação do benefício do Seguro-Desemprego.

                O aplicativo mais inovador é a Carteira de Trabalho Digital, uma versão eletrônica, digitalizada, da atual. Ela estará disponível para os sistemas Android e iOS. Nesse primeiro momento, a carteira em papel continuará sendo o documento oficial, mas sempre que o trabalhador precisar acessar qualquer informação sobre o contrato de trabalho vigente ou os anteriores terá como fazê-lo consultando seu banco de dados pelo smartphone. Por esse mesmo canal, também será possível solicitar a 1ª ou 2ª vias da carteira de trabalho em papel.

 Escola do Trabalhador – Criada a partir de uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o programa disponibilizará, já a partir desta terça-feira, os 12 primeiros cursos. Eles foram definidos com base análise de dados estatísticos sobre o mercado de trabalho e das necessidades de empregadores e trabalhadores. Os outros 38 serão oferecidos até o final do ano que vem, também de acordo com pesquisas e demandas do mercado.

           Os cursos serão gratuitos e poderão ser acessados de qualquer computador no endereçohttps://empregabrasil.mte.gov.br/escola.trabalho.gov.br. Não haverá pré-requisitos para cursá-los nem escolaridade mínima exigida. “Não colocamos exigências para não excluirmos ninguém da possibilidade de se qualificar”, justifica o ministro.

               A qualificação ficará disponível a todos os trabalhadores, mas a prioridade será para quem estiver desempregado. Esse grupo receberá informação sobre os cursos no momento em que fizer o primeiro encaminhamento para o Seguro-Desemprego, procedimento que a partir da terça-feira poderá ser feito pela internet no portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/).

 

 Assessoria de Imprensa/Ministério do Trabalho

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes