quinta-feira, 18/04/2024
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTALigação irregular na rede de esgoto causa danos à saúde e meio...

Ligação irregular na rede de esgoto causa danos à saúde e meio ambiente

Banner animado

divulgação

Alerta da Águas Colíder reforça o cuidado para problemas ocasionados no período de chuvas.

Sabe aquele mau cheiro, refluxo do esgoto nas vias públicas e até mesmo o seu retorno para dentro das casas? São situações comuns no período de chuvas e que podem ocorrer quando as ligações entre a rede de esgoto e de drenagem de água pluvial são mal feitas ou clandestinas. O descuido com a interligação indevida traz riscos para a saúde da comunidade e do meio ambiente.

As redes que conectam sua casa ao sistema de saneamento têm papel fundamental e quando essa separação não é respeitada, a infraestrutura preparada para receber a água da chuva e o esgoto do município é prejudicada. “Temos um compromisso com a sustentabilidade dos nossos mananciais. É importante que o cliente siga o que determina o Decreto Municipal, que proíbe o despejo incorreto de água pluvial evitando a sobrecarga na rede coletora de esgoto. Esse decreto foi criado principalmente para que a estrutura de tratamento de esgoto não seja comprometida e para evitar maiores transtornos à população”, destaca Christopher Alves, gerente operacional da Águas Pontes e Lacerda.

Já a água das chuvas, coletada pelos telhados e ralos dentro das residências, deve ser interligada diretamente às sarjetas que seguem para a boca de lobo e que, por sua vez, desemboca nos rios. A separação correta das redes, contribui para que não cause problemas nas vias públicas, como também ajuda evitar doenças – afinal, o esgoto sem tratamento traz risco à saúde – e tem impacto positivo para o meio ambiente. “Com as conexões corretas nos sistemas, evitamos que resíduos e materiais indevidos acabem indo parar nos rios”, explica Alves.

O que determina a Lei – De acordo com a legislação que regulamenta o abastecimento de água e o esgotamento sanitário em Colíder, Decreto Nº 096/2004, é expressamente proibido o despejo das águas pluviais na rede de esgoto. Aqueles que não respeitam a legislação estão sujeitos à penalidade de multa.

 

Danos causados

– Rompimento da tubulação

– Extravasamento do esgoto nas ruas e nos imóveis

– Entupimento do esgoto sanitário

– Mau cheiro

– Danos ambientais

– Transmissão de doenças via água contaminada

 

Cuidados

– Faça a destinação correta dos resíduos sanitários

– Limpe as caixas de gordura e descarte o óleo de cozinha de forma adequada

– Evite jogar na rede restos de comida, bitucas de cigarro, absorventes, fio dental, preservativos, pedaços de pano ou papel.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes