quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTALinks de internet melhoram dia a dia nas comarcas

Links de internet melhoram dia a dia nas comarcas

Banner animado
FÓRUM COLIDER JORNAL...

Em Colíder o aumento da velocidade da internet influenciou diretamente no aumento da produtividade dos servidores na plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe), conforme observou a analista judiciária da 1ª secretaria, Patrícia Novaes Costa Dominguez.

A instalação de novos links de internet realizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em mais de 50 comarcas já apresenta melhoras no dia a dia de trabalho dos servidores e jurisdicionados.
 
Em Colíder (650 km ao norte de Cuiabá), o aumento da velocidade da internet influenciou diretamente no aumento da produtividade dos servidores na plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe), conforme observou a analista judiciária da 1ª secretaria, Patrícia Novaes Costa Dominguez.
 
“Para mim, está ótimo. O meu rendimento no PJe está sendo melhor, as nossas condições de trabalho melhoraram muito porque o sistema não tem travado e nós não enfrentamos problemas maiores, como o caso de todos ficarem sem acesso durante o expediente. Na Comarca de Colíder, estamos muito satisfeitos”, pontua.
 
A melhoria na qualidade tanto da navegação para usabilidade dos sistemas quanto da navegação cotidiana era uma das principais expectativas do plano de investimento realizado pela atual Administração, sob presidência do desembargador Rui Ramos Ribeiro, e gerência da Coordenadoria de Tecnologia da Informação.
 
“Vejo essa ação da Administração como de importância muito significativa, de uma ajuda muito grande para o nosso trabalho e também para a prestação jurisdicional. Percebemos um número muito menor de reclamações das partes e advogados”, complementa a servidora Patrícia Dominguez.
 
De acordo com Rodolfo Siqueira, gerente de conectividade do TJMT, “esta era uma demanda antiga que todas as unidades tinham. Nós tínhamos velocidades bem ruins por conta da dificuldade que existe no Estado. Nossa expectativa é que melhore bastante a vida nas unidades”.
 
Além da nova tecnologia que conta com instalação de fibras óticas, há o upgrade de velocidade. Rodolfo exemplifica que comarcas que antes contavam com link de 512 Kbps (equivalente a 0,5 mega) passarão a dispor de 8 MB, o que representa um salto de qualidade muito grande na disposição de internet nas unidades judiciárias.
 
O aumento da velocidade mencionado pelo gerente de conectividade é um dos principais benefícios que a gestora da vara única de Santo Antônio de Leverger (34 km ao sul de Cuiabá), Marcela Rosa Kolodziej, está sentindo na ponta.
 
“Está muito mais rápido em vários aspectos. O malote digital, que às vezes demorava para carregar os arquivos, está muito rápido, o PJe nem se fala, melhorou muito. Nós nos estressamos menos e o atendimento ao público está mais célere, evitando que as pessoas fiquem muito tempo aguardando no balcão enquanto o sistema carrega”, exemplifica.
 
De olho no futuro – O gerente de conectividade do TJMT Marcelo Moraes explica que os links anteriores foram adquiridos entre 2011 e 2013, período em que houve uma grande evolução dos aparatos tecnológicos. “Fizemos essa aquisição já pensando nos próximos cinco anos evolutivos, já prevendo novas tecnologias que vamos implementar. A maior mudança que os usuários vão notar de imediato é a disponibilidade. Vai haver mais disponibilidade, resiliência, solução de problemas e backup são alguns itens que vamos colocar para o público”, assinala.
 
O contrato prevê a instalação de 180 novos links em 93 localidades, incluindo comarcas e unidades judiciárias do Poder Judiciário em Cuiabá e Várzea Grande, a um custo de R$ 16 milhões com duração de 20 meses.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes