quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeMedicamento que combate infecções respiratórias será fornecido pelo SUS

Medicamento que combate infecções respiratórias será fornecido pelo SUS

Banner animado

     Aplicação do “Palivizumabe” será feita entre fevereiro e agosto, período de maior circulação da doença

Ana Lazarini e Rose Velasco | SES-MT

            A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) irá fornecer e aplicar o medicamento Palivizumabe entre os meses de fevereiro e julho, conforme os casos prescritos pelos médicos. A substância é indicada para aumentar a proteção contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela maioria dos casos de infecções das vias respiratórias.

       O público-alvo do medicamento são as crianças nascidas com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas, com idade inferior a um ano; crianças com idade inferior a dois anos com doença pulmonar crônica da prematuridade, displasia bronco pulmonar ou doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada.

          O medicamento é fornecido entre os meses de março e julho, que é o período de maior circulação do vírus, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Em Mato Grosso, a aplicação começará em fevereiro, um mês antes da sazonalidade.

      “Durante o período de sazonalidade vigente, as crianças que cumprirem os critérios médicos poderão receber até cinco doses. A tramitação do processo de solicitação do medicamento deverá ocorrer, preferencialmente, antes do período de sazonalidade, de forma a garantir o acesso às doses”, destacou o servidor Ademar Macaúbas, integrante da Coordenadoria de Ações Programáticas Estratégicas da SES-MT.

Serviço

         A SES-MT disponibilizou toda a documentação a ser preenchida pelos profissionais médicos que acompanham os pacientes. Todos esses documentos deverão ser conferidos e assinados pelas unidades responsáveis. O Palivizumabe será fornecido mediante processo aprovado e calendário previamente estabelecido pelos Escritórios Regionais de Saúde de abrangência e Polo de Aplicação.

Os formulários estarão disponíveis no site: http://www.saude.mt.gov.br/informe/538. Em caso de dúvida ou para mais informações, entre em contato com a equipe da Superintendência de Atenção à Saúde pelos telefones: (65) 3613-5469 / 5339 / 5340.

Locais de aplicação do medicamento em Mato Grosso:

– Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais de Mato Grosso/CRIE/MT em Cuiabá;
– Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (em fase de estruturação para atendimento a seus munícipes)
– Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande.
– Hospital Regional Dr. Antônio Fontes em Cáceres;
– Pronto Atendimento Pediátrico, extensão do Hospital Municipal Dr. Antônio dos Santos Muniz em Rondonópolis;
– Hospital Regional de Sorris

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes