sábado, 20/04/2024
Banner animado
InícioSegurançaMPF recomenda que a Funai promova a segurança da base do órgão...

MPF recomenda que a Funai promova a segurança da base do órgão na Terra Indígena Kawahiva

Banner animado

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), por meio de sua unidade no município de Juína, instaurou um procedimento a fim de recomendar à Presidência da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para que adote providências no sentido de promover a segurança da base do órgão em Colniza (MT), município localizado a 1.077 km ao norte da capital. A base é responsável pela Frente de Proteção dos índios isolados da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo.

O procedimento também requisita que a Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso instaure investigação para apurar a invasão da Terra Indígena Kawahiva, bem como as ameaças de invasão e ataque às instalações da base da Funai.

Em outubro do ano passado, indígenas, possivelmente em conjunto com madeireiros, invadiram a base da Funai em Colniza, gerando confronto armado, o que resultou na morte de um indígena e ferimentos em outros. A época, um efetivo da Força Nacional ficou no local por aproximadamente 30 dias entre outubro e novembro. Foi encaminhado então ofício à Presidência da Funai solicitando que fosse providenciado reforço de segurança na base, o que não foi realizado até o momento, resultando no novo pedido do MPF/MT.

Do MPF-MT

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes