sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAMudanças agregam mais informações ao Portal Transparência

Mudanças agregam mais informações ao Portal Transparência

Banner animado
Luzia Araújo | Gcom/MT
            Em 2018, o Gabinete de Transparência e Combate à Corrução do Governo de Mato Grosso (GTCC) planeja disponibilizar novas bases de informações no Portal Transparência do Estado para oferecer ainda mais informação ao cidadão.

            Segundo o secretário da Pasta, Carlos Corrêa, durante o ano de 2017 foram realizadas adequações no código de ética e de conduta visando a revitalização das comissões de ética e intensificou as ações do marco educativo, que impactou no comportamento dos servidores refletindo no baixo número de processos instaurados.

A conquista do selo “Pró Integro 2018” e se tornar destaque no Programa Nacional de Prevenção Primária por meio do projeto “Jovem Multiplicador” foram outros avanços do GTCC na parte de controle social durante o ano de 2017.

A melhoria no acesso à informação foi um dos resultados do trabalho do GTCC também no ano passado. Somente 2017, o Portal da Transparência de Mato Grosso registrou 724 mil visualizações.

Além disso, a página recebeu um incremento informacional de 230% na base de contratos fruto da força tarefa realizada entre o GTCC e a Secretaria de Estado de Gestão (Seges). O incremento, além de atender a Lei de Acesso à Informação (LAI), auxiliará também na formulação das políticas públicas e na programação orçamentária e financeira do Governo do Estado.

Mato Grosso está entre os estados mais transparentes da federação. Na avaliação nacional da transparência, o Estado saltou da nota 6,39 em 2014 para 9,58 no ano de 2016. A conquista colocou Mato Grosso entre os cinco estados mais transparentes no ranking nacional.

Anticorrupção

Outra ferramenta de combate a corrupção é o “Canal de Denúncia” criado a pouco mais de um ano no Estado. Durante este período a ferramenta conquistou a credibilidade da sociedade, recebendo denúncias até mesmo de outros estados.

Além da abrangência, o canal também conquistou a confiabilidade alindo a segurança, tratamento impessoal e célere realizado pelo GTCC. Em geral, o tempo médio de encaminhamento da denúncia e retorno ao denunciante e de três dias úteis.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes