sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioTRANSPORTESNÃO HAVERÁ INTERVENÇÃO POLICIAL PARA RETIRADA DE MÁQUINAS DE RESERVA INDÍGENA

NÃO HAVERÁ INTERVENÇÃO POLICIAL PARA RETIRADA DE MÁQUINAS DE RESERVA INDÍGENA

Banner animado
Reprodução web

            A Secretaria Estadual de Infraestrutura enviou um documento ao Comando da Polícia Militar da cidade de Juína, solicitando intervenção policial para a retirada de maquinários que estão na reserva indígena dos Enawenê Nawê.

            O Comandante do Comando Regional 8, Tenente-Coronel, Wilker, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (15.01), na sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), onde participaram, o prefeito municipal, Hermes Bergamim, Secretário municipal de Infraestrutura, Renato Tozzo e um representante da Sinfra estadual.

            Após a reunião, ficou decidido que não haverá a intervenção policial para a retirada desses maquinários, como explicou o comandante da PM.

             – Chegamos à conclusão que nesse momento não será necessário à intervenção policial. O poder executivo através do prefeito e secretário vão a aldeia explicar aos índios, a necessidade da retirada desses maquinários– disse Wilker.

           Segundo o prefeito Hermes Lourenço Bergamim, o representante da FUNAI, Adejildo José do Nascimento, requereu um documento que firme um compromisso do poder publico com a aldeia de levar no período da seca uma maquina para a continuação dos trabalhos.

            – O funcionário que hoje que está na FUNAI nos pediu um papel por escrito que nós voltaremos com uma máquina dentro da reserva no período da seca. O órgão se prontificou a ir lá conversar com a comunidade indígena explicar que está chovendo demais que não tem como fazer nada. Vamos fazer um documento em que a prefeitura se prontifica a colocar uma maquina para quebrar o cascalho e enviar a FUNAI agora à tarde- explicou Bergamim.

             Indagado de como seria a reação dos índios com o anuncio da retirada dos maquinários, o prefeito acredita que eles entenderão porque nessa época não tem condições de fazer estradas devido o período chuvoso e os maquinários que lá estão não podem ficar parados porque tem um custo em torno de R$ 20 mil e o que precisa hoje na estrada é um trator esteira, disse.

                Os maquinários que estão na reserva indígena são quatro caminhões e uma patrol.  PorJuína News

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes