sexta-feira, 29/03/2024
Banner animado
InícioVida e SaudePalestra contra tabagismo marca abertura do Mês sem Tabaco

Palestra contra tabagismo marca abertura do Mês sem Tabaco

Banner animado
Divulgação Assessoria

                 O setor de Vigilância em Saúde realizou ontem a abertura do “Mês Sem Tabaco”. O evento, na Câmara Municipal, contou com uma palestra ministrada pelo médico Osvaldo Medeiros. O dia 31 de maio é comemorado como o Dia Mundial Sem Tabaco.

                  O setor de Vigilância em Saúde de Colíder tem formado grupos anti-tabagismo nas unidades de saúde, com o intuito de ajudar aquelas pessoas que querem deixar de fumar. A Vigilância em Saúde organizou todo o processo para iniciar os grupos de tabagismo na área urbana e  também fica responsável pela entrega de todo material educativo, medicação, adesivos e goma de nicotina. 

                   O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

                         Desde 1989, o Instituto é responsável pela coordenação do Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT). Em 1997, o INCA se tornou Centro Colaborador da OMS para o Controle do Tabaco e passou a exercer também a Secretaria Executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle de Tabaco (Se-Conicq), que coordena e articula a Política Nacional de Controle do Tabaco.

No Dia Mundial sem Tabaco, o Instituto Рem parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Sa̼de dos 26 estados, e do Distrito Federal e a sociedade civil Рpromove e articula uma grande comemora̤̣o nacional em torno do tema definido pela OMS.

A epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Se nada for feito, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média rendas.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes