quarta-feira, 17/04/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAPARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO: quatro alunas mato-grossenses estão na fase final

PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO: quatro alunas mato-grossenses estão na fase final

Banner animado

Divulgação do resultado da seleção final, realizada pela Câmara dos Deputados, será no dia 14 de agosto

Imagem divulgação

PARLAMENTO JOVEM FOTO - PRE SEL
Viviane Saggin | Seduc-MT

      O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) anunciou a lista dos estudantes pré-selecionados para a 14ª edição. Mato Grosso conta com quatro alunas concorrentes. Os projetos foram enviados para Brasília para a seleção e a escolhida representará o Estado na Câmara de Deputados por um ano no cargo de deputada jovem. 

As estudantes Maria Aparecida de Oliveira e Maria Júlia Faleiros Alcântara concorrem pela Escola Estadual São José do Rio Claro, do município de São José do Rio Claro.  As outras duas pré-selecionadas são Mariana Silva do Bom Despacho e Thaciana Lemes Pereira, que concorrem pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do município de Pontes e Lacerda.

A ementa da estudante da rede estadual Maria Aparecida estabelece um plano anual para valorização da vida entre os jovens e institui o Dia Nacional de Combate ao suicídio. Já Maria Júlia propôs a realização, em âmbito escolar, de ações que valorizem a diversidade.

Mariana desenvolveu uma ementa que Institui o Programa Nacional de Educação no Sistema Prisional (PNESP) em todos os estabelecimentos penais brasileiros, cria mecanismos para ampliar e qualificar a oferta de educação e ressocialização dos detentos, o resgate à sua cidadania, tornando-se obrigatório o ensino fundamental, médio e, caso queira, ensino superior.

A colega Thaciana propôs um Programa Nacional de Apoio aos Portadores de Microcefalia (PNAPM) – uma má-formação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada – em todos os municípios brasileiros. Cria mecanismos para ajudar e amparar as famílias que tem em suas residências contém alguém com essa condição, gratuitamente, dando ajuda a estas famílias financeiramente e psicologicamente.

A divulgação do resultado da seleção final, realizada pela Câmara dos Deputados, será no dia 14 de agosto.

O programa

A responsável pelo programa na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Telma Regina Oliveira, explica que o PJB é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. 

Para participar o candidato precisa desenvolver um projeto, pensando na realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema.

“Ao todo são selecionados 78 alunos de todo o Brasil. Eles são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões. Além disso, eles têm a oportunidade de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade”, ressalta Telma, lembrando que é também uma experiência de convivência com as culturas e pessoas de todas as partes do Brasil.

Ela lembra que o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. 

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio.

A realização de todas as etapas do programa conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes