sexta-feira, 19/04/2024
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Páscoa: Acic Colíder orienta comércio a antecipar planejamento das vendas para lucrar com o doce mercado do chocolate

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Em 2020, a Páscoa será comemorada no dia 12 de abril. Pode parecer uma data ainda distante, mas não para quem vende. O lojista precavido sai na frente e começa a planejar cedo. É importante lembrar que uma data comemorativa é sempre uma grande oportunidade para alavancar as vendas. Inclusive, a Páscoa. O consumo de chocolate faz parte da vida do brasileiro. O consumo nacional é de 1,2 quilos ao ano por pessoa. O preferido entre os brasileiros é o chocolate ao leite, seguido pelo branco e o meio amargo.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Colíder (Acic), Leandro Kessler, todos os setores do comércio podem ser beneficiar a venda de produtos da Páscoa. “É tradição que as pessoas se presenteiam com chocolate nessa época. A produção e comercialização de bombons, trufas, pães de mel ou o famoso ovo de páscoa podem envolver padarias, lanchonetes, restaurantes, supermercados, lojas de conveniência e uma variedade de outras atividades comerciais. Todos podem se beneficiar”, avalia o líder empresarial.

No entanto, é importante que cada empreendedor avalie a realidade do contexto do seu negócio. Ele precisa analisar os produtos e serviços que oferece ao mercado e levar em conta o seu público-alvo. Desta forma, poderá estudar e definir estratégias e ações interessantes e lucrativas para essa data. A parceria com produtores de chocolates artesanais, por exemplo, pode se constituir em oportunidades para todos, além de gerar empregos e renda.

DECORAÇÃO E EMBALAGEM CRIATIVAS

Leandro Kessler comenta que a comercialização relativa à Páscoa não envolve apenas o produto em si. É fundamental planejar a fachada do comércio, da vitrine e do ponto de venda para atrair o consumidor e obter bons resultados. A decoração deve ser criativa. As referências tradicionais são coelhos, ninhos e ovos, que chamam a atenção e deixam a loja mais divertida. Cartazes, banners e imagens apoiam a decoração e podem informar descontos e condições especiais.

O produto deve ser embalado em uma embalagem bacana. Ela representa um diferencial para o cliente. A embalagem colorida, com elementos tradicionais e formato diferenciado, influencia diretamente na decisão de compra. Ela pode ser colorida, trazer elementos tradicionais ou ter formato diferenciado. Livrarias e papelarias, por exemplo, podem colocar na sacola do cliente marcadores de página com ilustrações relativas à Páscoa.

As ações promocionais relativas à Páscoa também devem ser criativas e divertidas. “Todo esse cuidado atrai o público para a loja e, consequentemente, aumenta as vendas. O lojista pode buscar uma parceria com um fabricante de ovos de chocolate para uma degustação de guloseimas na loja”, orienta Leandro Kessler, acrescentando que a divulgação em redes sociais também deve ser explorada.

Redação: Sérgio Ober

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