sexta-feira, 29/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolicialPolícia Federal combate nesta quinta-feira(12) fraudes em benefício do Bolsa-Família e em...

Polícia Federal combate nesta quinta-feira(12) fraudes em benefício do Bolsa-Família e em fundos de previdências municipais

Banner animado
  PF combate fraudes em fundos de previdências municipais  Assessoria PF

          A Polícia Federal, com o apoio da Secretaria de Previdência – SPREV, deflagrou nesta manhã (12/4) a Operação Encilhamento, segunda fase da Operação Papel Fantasma. O objetivo é apurar fraudes envolvendo a aplicação de recursos de Institutos de Previdência Municipais em fundos de investimento que contém, entre seus ativos, debêntures sem lastro, emitidas por empresas de fachada. Estima-se que as debêntures emitidas por empresas de fachada ultrapassam o valor de R$ 1,3 bilhão.

             Policiais federais e auditores-fiscais da Receita Federal cumprem 60 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão temporária expedidos pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, nos estados de SP, RJ, MG, PR, MT, SC e GO.

              Com o avanço das investigações, foram identificados 28 Institutos de Previdência Municipais. Estes investiram em fundos que, direta ou indiretamente, adquiriram papéis sem lastro. Foram identificados o envolvimento de uma empresa de consultoria contratada pelos Institutos de Previdência e elementos que apontam para corrupção de servidores ligados a alguns Institutos de Previdência.

Estão sendo investigados, até o momento, 13 fundos de investimento. No 2º semestre de 2016 foi constatada a existência de R$ 827 milhões em apenas oito destes fundos, dinheiro que, em última análise, destina-se ao pagamento das aposentadorias dos servidores municipais.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (artigos 4º, 5º, 6º e 7º, III, da Lei nº 7.492/86), fraude à licitação (artigo 90, da Lei nº 8.666/93), corrupção ativa e passiva (artigos 317 e 333, do Código Penal) e lavagem de dinheiro (artigo 1º, da Lei nº 9.613/98), com penas de 2 a 12 anos de prisão.

PF investiga fraudes em benefício do Bolsa-Família

PF investiga fraudes em benefício do Bolsa-FamíliaA                  Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (12/4) a Operação Garabulha, a fim de investigar fraudes nos saques de parcelas do Programa Federal do Bolsa-Família. Policiais federais estão dando cumprimento a seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 12ª Vara Federal de Alagoas, para serem executados em residências e na Secretaria Municipal de Assistência Social em Campo Grande/AL.

As práticas delituosas consistiam em inserir pessoas em núcleos familiares diversos, a fim de permitir o recebimento de valores a maior do benefício do Bolsa-Família. Em verificação por amostragem no referido município, revelou-se prejuízos vultosos somente em 2017, que podem ser mais amplos devido ao modus operandi utilizado pelo grupo criminoso investigado.

O nome da operação é uma alusão à má-escrita.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes