sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdePrefeito alerta para crescimento de casos de covid-19 em Colíder; novo decreto...

Prefeito alerta para crescimento de casos de covid-19 em Colíder; novo decreto normatizará funcionamento de bares

Banner animado
Foto: Nina Silva/Assessoria
Apesar de todo o esforço realizado pela Prefeitura de Colíder, pela Secretária Municipal de Saúde e pelo Hospital Regional, o número de casos positivos para covid-19 apresenta crescimento acelerado no município. Conforme o boletim informativo publicado nesta quarta-feira (17.06)), os casos positivos já chegam a 60, sendo 26 recuperados, um internado, 31 pacientes em isolamento domiciliar e dois óbitos. A evolução é de 21 casos em comparação com os 37 casos anunciados na segunda-feira (15).

O prefeito Noboru Tomiyoshi anuncia que editará nos próximos dias um novo decreto para regulamentar o funcionamento de bares e restaurantes. Também alerta que o combate contra a disseminação da covid-19 também deve ser uma responsabilidade dos moradores de Colíder. “Juntos, nós devemos trabalhar para prevenir para que as pessoas não se contaminem”, destaca o gestor, acrescentando que a Secretaria de Saúde não mede esforços para atuar contra o vírus e cuidar das pessoas.

No entanto, todo o esforço realizado pelo governo municipal e as equipes profissionais do Hospital Regional e da Secretária Municipal de Saúde esbarra na falta de cuidados de uma parcela considerável da população. “Queremos que os moradores de Colíder se conscientizem. Existem coisas desnecessárias. As aglomerações devem ser evitadas. A utilização da máscara e a higiene das mãos devem fazer parte do nosso cotidiano a partir de agora. A prevenção contra o vírus é uma responsabilidade de todos”, afirma o prefeito.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Noboru também enaltece o empenho e o esmero de todos os servidores da saúde durante a pandemia. “Fica o nosso agradecimento aos profissionais da saúde. Incansavelmente, todos têm trabalhado para que a gente possa dar um atendimento diferenciado, digno e de qualidade aos pacientes e tentar isolar o vírus. A nossa testagem de suspeitos é elevada devido ao trabalho magnífico do pessoal da Saúde e da Vigilância Sanitária, que tem feito o acompanhamento diário dessas pessoas que são consideradas suspeitas”, destaca.

O Hospital Regional também atua na linha de frente para garantir um atendimento adequado e eficiente aos pacientes de Colíder e àqueles provenientes dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde e, também, do Pará. “O hospital e seus profissionais fazem um belíssimo trabalho no atendimento às pessoas testadas com covid-19. Fica a nossa gratidão e o nosso respeito aos servidores do hospital pelo belíssimo trabalho. Colocam a saúde e a vida em risco para cuidar dos pacientes”, pontua o prefeito.

ALA EXCLUSIVA PARA COVID

A diretora do Hospital Regional, Mirian Alves Moreira, informa que os pacientes suspeitos ou testados com covid-19 são atendidos em uma ala exclusiva. “Temos seis leitos montados com respirador, monitor cardíaco, porém, não são leitos de UTI. Se o paciente tiver um agravamento no seu quadro após ser entubado e precisar prolongar o tratamento dele, ele será transferido para um leito de UTI do Estado”, explica a diretora.

Uma dificuldade que o Hospital Regional enfrenta é o número reduzido de profissionais devido a pedidos de atestado ou desistências. “Porém, a gente não mede esforços para trabalhar e atender a população. Temos funcionários não contaminados, mas afastados, e tudo isso tem diminuído a mão de obra e dificulta o nosso trabalho. Estamos unidos com a Secretaria Municipal de Saúde, trabalhando e fazendo o possível para atender os pacientes, seja com covid ou com outras enfermidades”, relata Mirian Moreira.

Sérgio Ober / Da Assessoria

Veja as Fotos
ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes