sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaPrefeito é solidário ao manifesto e fala sobre Hospital Regional de Colider

Prefeito é solidário ao manifesto e fala sobre Hospital Regional de Colider

Banner animado
Assessoria/Lázaro Nunes Assessoria

  Por Angela Fogaça / Da Assessoria

                      O prefeito Noboru Tomiyoshi foi conversar ontem com o grupo indígena que está realizando o protesto na MT-320, em Colíder. Os indígenas queriam saber em que patamar está a questão do hospital regional, que está com médicos em greve,  falta de medicamentos e de alimentos para os pacientes.

                O prefeito explicou que no mês passado teve três reuniões com o Governo do Estado e Secretaria Estadual de Saúde, onde reivindicou a solução da problemática do hospital. “No dia 18 de abril, em Colíder, foi realizada uma reunião com o secretário adjunto de Saúde Fábio Henrique Lago, Dr.Ono, diretor do hospital regional, secretário municipal de saúde e o promotor Washington Borrere, onde ficou acertado que a Secretaria Estadual de Saúde aceitaria a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público para contratação emergencial de um pediatra para reestabelecer o serviço de obstetrícia no hospital de Colíder”, contou.

                No dia 25, o prefeito foi até Cuiabá onde se reuniu com o secretário estadual de Saúde Luiz Soares, juntamente com os deputados Dilmar Dal Bosco e Pedro Satélite para solicitar o pagamento das dívidas do hospital relativas a 2016 e 2017. As de 2017, já começaram a ser pagas. O prefeito reforçou o pedido para contratação de um pediatra.

               No último dia 29, em Sinop, o prefeito participou de uma reunião com o governador Pedro Taques na residência do deputado federal Nilson Leitão, onde estavam presentes o vice Carlos Fávaro, o deputado federal Vitório Galli e os deputados estaduais Dilmar e Baiano Filho.

                    De acordo com Noboru, como prefeito ele não tem poder sobre o hospital regional. Como Presidente do Consórcio de Saúde, tem buscado dialogar para trazer soluções. As negociações têm ocorrido discretamente para não gerar expectativas.

“Não ficamos comentando muito para não gerar uma expectativa na população antes que o fato aconteça, mas estamos trabalhando para que as coisas vão sendo resolvidas como é questão da contratação de um pediatra”, disse Noboru.

Ressaltou que o Consórcio de Saúde não tem como assumir a administração do hospital enquanto o governo não quitar as dívidas atrasadas. Noboru disse que entende as razões do manifesto, acha válido e se mostrou solidário, uma vez que está sendo feito de forma pacífica, sem conotação política.

Afirmou que vai continuar oferecendo parceria para o governo do Estado no sentido de solucionar a questão do hospital que é extremamente importante para Colíder e região.

Os indígenas (da etnia Kayapó), agradeceram a presença do  prefeito e as explicações, mas ressaltaram que o movimento vai continuar e que se não tiverem uma resposta, vão juntar mais indígenas e vão trancar a BR-163 na próxima semana.

Moradores de Colíder estão solidários ao movimento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes