quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTAPrefeito e vereadores apoiam permanência do INCRA em Colíder

Prefeito e vereadores apoiam permanência do INCRA em Colíder

Banner animado
Autor: Angela Fogaça
Assessoria Assessoria

          Lideranças da região Norte estão mobilizando esforços no sentido de evitar o fechamento da unidade avançada do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Colíder. A portaria 426 do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),  determina a extinção da unidade avançada de Colíder. O fechamento acarreta em inúmeros prejuízos para a região, tendo em vista que a unidade atende a cerca de 22 municípios, com assistência a cerca de 50 projetos de assentamentos.

             O prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi, se reuniu ontem com técnicos do Incra de Colíder, que já funciona no município a 31 anos e expressou seu apoio. “Somos sabedores da importância do trabalho do Incra na regularização das questões fundiárias. Não podemos permitir que feche a unidade e estamos unindo esforços no sentido de reverter a portaria”, explicou ele.

                As famílias de pequenos agricultores de 53 projetos de assentamentos da região serão penalizadas, pois terão dificultado o acesso ao atendimento adequado do Incra.

               No início desse mês, o vereador Marcos Aragão (Marquinhos – PSD) e os secretários municipais de Administração, Vanderlei Borges, e de Infraestrutura e Obras, Hiran Andreazza Sales, foram em Brasília, buscar solução para a questão junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

               Foi entregue ao presidente nacional do Incra, Leonardo Góes Silva, o ofício onde solicita que o instituto reveja a decisão, já que o escritório de Colíder abrange cerca 350 mil habitantes em 20 municípios da região. “Conversei em Brasília com o Leonardo Góes. E deixei esse documento com ele informando os problemas que a gente enfrenta com relação à reforma agrária na região de Colíder”, disse o vereador.

              A portaria nº 426, de 13 de julho de 2017, determina a extinção da Unidade Avançada de Colíder, “ficando suas atribuições transferidas para a Unidade Avançada de Peixoto de Azevedo, com sede localizada no município de Guarantã do Norte, devendo a Superintendência Regional do Estado de Mato Grosso adotar as providências necessárias à desativação definitiva das instalações da unidade a ser extinta”, e “criar a Unidade Avançada Noroeste de Mato Grosso, com sede no município de Colniza”.

“Colíder fica em uma posição geográfica centralizada e de fácil acesso. Por isso, solicitamos a permanência do órgão em Colíder, onde funciona desde 1981”, pontua o vereador.

No próximo dia 21, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, onde prefeitos, vereadores e lideranças pretendem mostrar a importância de se manter o Incra em Colíder.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes