quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeQualidade da água é tema de Oficina em Mato Grosso

Qualidade da água é tema de Oficina em Mato Grosso

Banner animado

                 LABORATÓRIO S JOSÉ

 

 

PUBLICIDADE

                   O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou na terça-feira (15.09), a Oficina Regional de Trabalho da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). O evento reúne técnicos das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), dos laboratórios de saúde pública, da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de representantes do estado do Tocantins.    

                     O objetivo do encontro é capacitar os técnicos e orientar a atuação da vigilância em situações de surto de doenças transmitidas através da água. A Oficina acontece no auditório da Arena Pantanal e prossegue até quinta-feira (17.09).

              Durante a cerimônia de abertura o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, lembrou que é através das ações da vigilância que se trabalha a promoção, prevenção e proteção da saúde da população. “A concretização desse evento é um ganho para todos nós, mas os maiores obstáculos ainda estão por vir, que é conseguir reduzir os surtos de doenças por transmissão hídrica. Esse é nosso objetivo concreto e hoje estamos dando um passo importante para alcança-lo”.

            Em sua fala Bertulio reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a saúde. “Precisaremos das equipes técnicas para subsidiar os rumos das ações políticas na área da vigilância e o Governo do Estado, acreditando no potencial desses técnicos e com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população mato-grossense, dará todo o apoio necessário”, finalizou.

A representante do Ministério da Saúde e técnica da coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, Fernanda Queiroz, explica que as sugestões discutidas durante o evento serão agregadas aos produtos das outras oficinas realizadas nas demais regiões do Brasil. “Construiremos nesses três dias de evento as diretrizes para o combate aos surtos que envolvam a água para consumo humano nos estados do centro oeste. Além disso, as discussões servirão de fundamento para a produção do Protocolo Nacional de Atuação para o Programa Vigiagua”.

O Ministério da Saúde já realizou a Oficina nas regiões sul e nordeste para que possa ser feita essa discussão com os municípios, uma vez que as doenças diarreicas vêm acometendo diversas localidades, por causa da ausência da água adequada para o consumo humano.

Participaram também da abertura do evento, a secretária adjunta de Políticas e Atenção a Saúde da SES, Silvana Kruger, a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria de Lourdes Girardi, além de representantes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e do Ministério da Saúde.

Programação

A atuação do CIEVS Nacional, do Vigiagua e a rede de laboratórios de saúde pública foram temas das palestras apresentadas no período da tarde nessa terça-feira (15.09). Nos próximos dois dias serão desenvolvidos trabalhos em grupo. O enceramento acontece na quinta-feira (17.09) com a apresentação dos resultados da Oficina.

Dia – 16/09/2015 09h00 – 09h30: Apresentação da Metodologia de Trabalho em grupos – CGVAM/MS 09h30 – 12h00: Trabalhos em grupos 12h00 – 13h00: Almoço 13h00 – 17h00: Trabalhos em grupos Dia – 17/09/2015 09h00 – 10h00: Avaliação do Risco Microbiológico em Água de Consumo Humano – Dr. Daniel Cerqueira 10h00 – 10h30: Debate 10h30 – 12h00: Apresentação dos Trabalhos em grupo 12h00 – 13h00: Almoço 13h00 – 16h00: Apresentação dos Trabalhos em grupo 16h00 – 17h30: Encaminhamentos e Encerramento

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes