quinta-feira, 18/04/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeSábado é dia de vacinar cães e gatos em Colíder

Sábado é dia de vacinar cães e gatos em Colíder

Banner animado
 Assessoria
 Angela  Fogassa / Da Assessoria

          A Secretaria de Saúde de Colíder, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica que no próximo sábado, dia 30, será realizado o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica.

             No ato da vacinação não é preciso que o animal tenha algum documento. A orientação do Departamento de Vigilância em Saúde é que os tutores levem os cães com guias e coleiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas especiais, caixotes de papelão ou qualquer outro recurso que garanta a segurança do animal e dos profissionais.

                A coordenadora de Vigilância em Saúde, Angela Paixão, destacou que a vacinação foi iniciada no dia 04 de setembro em todas as comunidades rurais devido a distância e extensão territorial. “Aqui na cidade será dia 30 de setembro,o dia todo, com 11 locais de vacinação espalhados pela cidade, a fim de facilitar o acesso de toda população. Esperamos atingir nosso objetivo nesse dia”, disse ela.

            A vacina é indicada para pets a partir dos três meses de vida. A meta de animais a serem imunizados, ainda não foi divulgada.

Raiva
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

                Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Universidade Aberta do Brasil – UAB

Centro Municipal de Saúde

Tiro de Guerra

Escola Estadual Prof. Alzira Maria

Unidade Básica de Saúde Bom Jesus

Unidade Básica de Saúde Celídio Marques

Igreja São Cristóvão

Unidade Básica de Saúde da Torre

Escola Ivanira Moreira Junglos

Recapadora de Pneus Cidade Alta

Unidade Básica de Saúde Perin

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes