Secretaria de Educação foca na proficiência dos alunos
             “Em 2015 nós tivemos a coragem de conhecer a rede estadual de educação para, em 2016, implementarmos as decisõesâ€. Foi assim que o secretário adjunto de PolÃtica Educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gilberto Fraga de Melo, resumiu a atuação da pasta em 2015. Nesse processo de descobertas, tanto o governador Pedro Taques quanto o secretário de Educação PermÃnio Pinto foram a campo verificar a estrutura fÃsica e ouvir as demandas dos profissionais da educação. As decisões para o próximo ano visam a proficiência do aluno.
          “É preciso ter coragem para fazer isso. Nós ouvimos a sociedade sobre o tipo de organismo escolar que deverÃamos adotar. InstituÃmos uma comissão representativa do segmento da educação, composta por duas universidades (Unemat e UFMT), União dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Assembleia Legislativa, Conselho Estadual de Educação, Sindicato dos Profissionais da Educação (Sintep) e Seduc para discutir qual deveria ser a organização curricular a ser adotada no Estado de Mato Grossoâ€, destacou Melo.
        O trabalho da comissão durou quatro meses. Tempo necessário para fazer as crÃticas entre aquilo que estava concebido e o que foi praticado, identificar as lacunas e apresentar sugestões ao governador para que de fato fosse aplicado o Ciclo de Formação Humana.
“Encontramos a educação em Mato Grosso muito precária. E além de fazer frente à demanda, tivemos que reorganizar a gestão. Repactuamos contratos, o que resultou em uma economia significativa e assim conseguimos avançar. Nosso foco é o pedagógico e nesse sentido o passo mais importante foi com o Sistema de Formação Humana com mudanças já em 2016, quando teremos um novo cenário, uma outra perspectivaâ€, frisou o gestor da Seduc, PermÃnio Pinto.
Reajuste salarial
Outro diferencial vencido pela Educação em 2015 foi de encarar a realidade e dizer à sociedade que não conseguiria pagar o reajuste em uma única parcela. A sociedade e os professores entenderam e o reajuste foi parcelado em duas vezes. “Ainda que tivéssemos ameaça de greve, o maior contingente de profissionais entendeu que o Estado não poderia ser pressionado a fazer aquilo que não tem como e aceitou as ponderações e não entraram em greveâ€, lembrou o secretário.
Essa resposta que a sociedade e os profissionais da educação deram (por acreditar) foi atribuÃda à confiança no que a gestão está apresentando.
Para o secretário adjunto, mesmo que existam precariedades na rede e um quadro composto com a maioria de profissionais com contratos temporários – o que para ele é uma vergonha para o Estado – a atual gestão conseguiu emplacar para toda a comunidade, principalmente para os profissionais da educação, que a palavra chave desse governo é proficiência.
“Ela tem a ver com a garantia do aprendizado dos alunos. Queremos que eles aprendam porque os estudantes precisam adquirir essa capacidade em um determinado tempo, de um ano ou no máximo dois, para poder interferir plenamente enquanto cidadãoâ€, avaliou Gilberto
Gestores escolares
Em 2016 será implantada a escola para gestores, também visando a transformação da educação em Mato Grosso. Embora a maioria dos gestores das 753 escolas da rede estadual tenha compromisso com os alunos, entende-se que as mudanças dependem do engajamento de toda a equipe escolar. Nesse sentido o secretário PermÃnio Pinto citou o exemplo da Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa, de Rondonópolis, a melhor escola da região Centro Oeste em gestão escolar.
“Existem bons exemplos, a Escola Odorico Leocádio poderia ter sido a melhor do paÃs, ficou entre as cinco melhores em nÃvel nacional, representando todo Centro Oeste. Mas também temos a Escola Luzia Bezerra, de Juara, e outras mais que vêm trabalhando a longos anos. São grupos de profissionais que se organizam pela mudança e os resultados aparecemâ€.
O secretário afirmou ainda que estabelecerá uma gestão voltada para resultados. “As mudanças na educação são mais difÃceis de aparecer e os resultados são em longo prazo. Nos últimos governos houve um distanciamento da Seduc com a população de Mato Grosso. Hoje o governador Pedro Taques tem a educação como prioridade. As mudanças estão ocorrendo e vão continuar nesse ritmo, tanto na questão dos projetos educativos como de infraestrutura, porque o ambiente é tudo. Vamos trazer a sociedade de voltaâ€.
Uma das medidas para atrair a comunidade será o controle de frequência do aluno que será instituÃdo no próximo ano. No caso, os pais serão informados sobre o conteúdo que será ministrado na semana e se o aluno não comparecer na aula os pais também serão informados. Consequentemente, pais e responsáveis tendem a participar da vida escolar do filho, convivendo nesse ambiente.
Evasão Escolar
O foco da educação no Estado será em prol do aprendizado e desenvolvimento do aluno. Esse caminho é entendido para superar a evasão escolar, tendo em vista que se o aluno que vai para a escola não aprende há uma possibilidade de evadir. “E o aluno que deixa de estudar tem alguém que estará satisfeito com isso e oferecerá um sucesso imediato. É o crime organizado. Quanto mais tivermos escola de qualidade, efetiva e que garanta a presença desse aluno, menos estaremos disponibilizando esse jovem para o crimeâ€, finalizou Melo.