sábado, 20/04/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaTaques entrega pedido de desfiliação do PDT

Taques entrega pedido de desfiliação do PDT

Banner animado


Governador deve anunciar nesse semana decisão entre PSB e PSDB

LAICE SOUZA /blogdoantero

                 Como anunciado na última sexta-feira (7) o governador Pedro Taques (PDT) pediu a desfiliação do PDT. Em documento que foi entregue nesta segunda-feira (10), ao presidente do Diretório Municipal de Cuiabá, o governador solicita “a exclusão do nome da lista de filiados ao PDT, com efetiva comunicação ao Diretório Estadual, Diretório Nacional e Justiça Eleitoral”.

 O anúncio do novo partido ainda não tem data para acontecer e a decisão ficará entre o PSB e PSDB.

                    As apostas estão divididas. Muitos acreditam que pela proximidade entre Taques e o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, ele se filie ao PSB. Contudo, há uma correte que acredita que essa filiação estaria prejudicada em decorrência da proximidade do PMDB, do ex-governador Silval Barbosa, com o prefeito da Capital.

                A aproximação estaria sendo construída pelo senador Blairo Maggi (PR), que deve migrar em outubro para o partido do deputado Carlos Bezerra (PMDB). Caso Taques se decida pelo PSB, em 2016 o palanque de Mauro poderá reunir adversários políticos em prol de sua candidatura. Esse cenário futuro, segundo alguns analistas, seria o único motivo que poderia afastar Taques do PSB.

Já no PSDB, o atual governador não encontra nenhuma resistência política. Recebeu convites do diretório nacional e estadual e lideranças do partido já festejam a possibilidade da filiação.

A expectativa é que o anúncio do novo partido ocorra nesta semana, quando o governador retornar de sua viagem pela região do Araguaia. A saída de Taques do partido deve gerar uma debandada de filiados para a sigla que ele escolher.

 Problemas internos

 Apesar de não ter colocado na carta de desfiliação, um dos motivos para a sua saída seria o desentendimento entre o atual presidente estadual da sigla, deputado Zeca Viana.

 Zeca que contribuiu para a eleição de Taques, em janeiro deste ano tentou montar uma chapa para disputar a presidência da Assembleia Legislativa com deputados do PMDB e PR, que teriam apoiado o governo Silval Barbosa (PMDB) e seriam aliados políticos do ex-deputado José Geraldo Riva (PSD). O fato não teria agradado Taques, que não declarou apoio ao colega de partido.

 Após esse incidente, Zeca Viana migrou para a oposição e os laços de companherismo foram cortados. Várias tentativas foram feitas para que a relação fosse retomada, mas sem resultados.

 Outra motivação para deixar o partido era a aliança que o PDT tinha com o governo Dilma Rousseff (PT). O governador sempre se colocou contra o governo do PT, pelas medidas adotadas e pelos escândalos de corrupção. Ele pregava um posiconamento do partido de forma independente.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes