quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioGeralEconomiaTESTE DE COVID-19: Laboratório de Biologia Molecular adquirido com recurso da Justiça...

TESTE DE COVID-19: Laboratório de Biologia Molecular adquirido com recurso da Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho (MPT) atenderá vários municípios do Nortão

Banner animado

TRT/MT

O Laboratório de Biologia Molecular do campus de Alta Floresta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) foi inaugurado no sábado (11). A unidade contou com a destinação de 215,2 mil reais da Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho (MPT) e irá realizar testes de covid-19 na região.

O projeto é fruto de uma parceria com o Consórcio de Saúde da região norte de Mato Grosso, envolvendo os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta. Parte do recursos necessários ao funcionamento do laboratório foi destinada pelo Comitê Interinstitucional de Ações Afirmativas, formado pela TRT de Mato Grosso, MPT e OAB.

O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, reforçou que o laboratório é uma conquista não só para o Instituto Federal, mas para toda a sociedade mato-grossense. “Esta é uma ação fortalecida por parcerias. Elas mostram a importância e a necessidade de estarmos juntos no combate a esse vírus, que tem deixado a todos apreensivos em relação à nossa fragilidade humana. Temos outras unidades também realizando testes, como o campus Lucas do Rio Verde e o campus Bela Vista, e nos demais campi estamos todos trabalhando da melhor forma possível no combate a essa pandemia”.

O laboratório será o único da região a realizar os testes PCR, considerado “padrão-ouro” para diagnóstico da covid-19, pelo alto índice de precisão e confiabilidade. Hoje, as cidades da microrregião de Alta Floresta só fazem os chamados testes rápidos, que têm alto índice de falso-positivo ou falso-negativo.

O diretor-geral do campus de Alta Floresta, professor Júlio Cezar dos Santos, informou que, inicialmente, a capacidade semanal será de 480 testes. A depender da demanda, a quantidade de exames poderá ser dobrada.

IFMT

O laboratório do campus Bela Vista do IFMT, localizado em Cuiabá, também recebeu recursos e já está realizado testes de covid-19 na população. A unidade foi contemplada duas vezes. A primeira destinação foi de 115 mil reais para a implantação de laboratório de biologia molecular voltado a exames que detectem a contaminação pelo novo coronavírus. O segundo, no valor de 68 mil reais, ajudou na compra de dois freezers verticais de ultra baixa temperatura para armazenar as amostras

campus de Lucas do Rio Verde também recebeu recursos no valor de 326,5 mil reais para compra de equipamentos necessários para a implantação de um laboratório de biologia molecular na unidade. Este repasse beneficiou a região do Alto Teles Pires, que possui uma população estimada de 200 mil habitantes e abrange os municípios de Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Sorriso e Tapurah.

O juiz auxiliar da Presidência do TRT/MT, Ivan Tessaro, destacou que desde o início da pandemia o Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas tem priorizado a destinação para projetos de enfrentamento ao novo coronavírus. “A realização de testes da covid-19 é uma das principais demandas, necessárias não só para detectar a doença como também auxiliar o Poder Público na adoção de medidas mais adequadas para conter seu avanço”, disse.

Destinações

Desde março, quando os primeiros casos surgiram no estado, o total destinado pela Justiça do Trabalho e MPT para o combate e a prevenção da doença soma aproximadamente 10,7 milhões de reais.

Todas os repasses relacionados com a covid-19 podem ser conferidos no menu “Covid-19: Atos, Notícias e Produtividade” do site do TRT de Mato Grosso. Acesse aqui a página!

(Com informações do MPT)

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes