sábado, 20/04/2024
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTATJMT adere a projeto e reduz consumo de energia; com benefício ...

TJMT adere a projeto e reduz consumo de energia; com benefício troca lâmpadas gratuitamente

Banner animado
TJMT

GetImageUri    Economizar com eficiência e aumentar a qualidade da prestação jurisdicional, este é o objetivo do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT) em 2018. Em meio a uma das maiores crises econômicas do país, a busca por soluções alternativas foi uma das formas que o judiciário mato-grossense encontrou para manter o compromisso social de não onerar ainda mais os cofres públicos. Com esse intuito, a Comissão de Projetos de Racionalização do PJMT participou e foi beneficiado pelo chamamento público para Projetos de Eficiência Energética, oferecido pela concessionária de energia do Estado, Grupo Energisa, de acordo com as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

            O projeto inscrito pelo PJMT contemplou o sistema de iluminação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), com a troca de mais de nove mil lâmpadas fluorescentes para o sistema LED, mais eficiente e mais econômico do que o antigo. O valor investido pela Energisa foi de aproximadamente R$ 600 mil, tendo o início da implantação em dezembro do ano passado e o término no último mês de abril, a previsão é de que a economia por ano seja em torno de R$ 110 mil com o projeto.

          O chamamento ofereceu de forma gratuita ao TJMT a aquisição de materiais e equipamentos substituídos, mão de obra para execução das trocas e retiradas dos materiais supridos, descarte ecológico dos itens, treinamento e capacitação para os servidores e terceirizados envolvidos diretamente no assunto, sem nenhum custo ao Judiciário.

              Segundo o fundador da Comissão de Projeto de Racionalização do PJMT, Paulo Toshio, a comissão busca incessantemente projetos que possam ser implantados para o uso racional dos recursos que o Poder Judiciário utiliza para desenvolver seus trabalhos. E após a inscrição no chamamento o TJMT foi contemplado inicialmente pelo plano de iluminação. “Estamos finalizando o projeto, a parte física de substituição já está completa. Serão mais dois meses para alguns cursos e instruções de utilização que são previstas no projeto, para assim obtermos o máximo de rendimento desse sistema de iluminação.”

           O analista da Coordenação de Eficiência Energética da Energisa, Alex Fabiano Silva, destaca que de 45 propostas enviadas ao processo, 25 foram selecionadas e entre elas o projeto do TJMT. “O Grupo Energisa realiza um processo de chamada pública para poder selecionar projetos de maneira democrática. Isso foi instituído pela Aneel em 2013 e a partir de 2015 passou a ser obrigatória essa contratação de projetos de eficiência energética. O projeto então foi apresentado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e selecionado pela Energisa para contemplar benefícios em economia de energia.”

Marco Cappelletti/ Fotos: Tony Ribeiro (F5)

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes